Como O Homem Criou A Internet?

Como o homem criou a internet

A internet se tornou algo quase indispensável para o nosso cotidiano. No Brasil, por exemplo, já são mais de 152 milhões de pessoas conectadas. Com o passar dos anos, a rede começou a ser utilizada por diferentes categorias de dispositivos eletrônicos, como smartphones e TVs inteligentes, por exemplo. No entanto, muitos ainda podem se questionar: quem de fato inventou a internet?

Resumo sobre a história da internet

A ideia da inteligência artificial surgiu na década de 1950, mas foi somente nas últimas décadas que a tecnologia evoluiu o suficiente para permitir a criação de sistemas realmente eficientes.

Na época, o recurso também servia para conectar as universidades e laboratórios de pesquisa. A Universidade da Califórnia, inclusive, foi a primeira a enviar um e-mail para as outras instituições de ensino dizendo: “Você está recebendo isso”.

Videoaulas

Videoaulas

A Arpanet foi a primeira rede de computadores a usar o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permitia a comunicação entre diferentes sistemas operacionais. Esse protocolo é a base da Internet que conhecemos hoje.

A World Wide Web é um sistema de informação global que permite a interconexão de documentos e outros recursos da Internet. É através da World Wide Web que acessamos sites, blogs, fóruns, redes sociais, entre outros.

Quando surgiu a internet?

Em 1987, a internet teve o seu uso comercial liberado. Já em 1992, surgiu a World Wide Web (WWW), uma rede dentro da internet criada pelo cientista britânico Tim Berners-Lee. Essa é a porção que a maioria de nós usa e onde estão hospedados todos os sites.

O pai da Internet é considerado o cientista americano Vint Cerf, que junto com o colega Robert Kahn, criou o protocolo TCP/IP, que permitiu a conexão entre diferentes redes de computadores.

Archives

Archives

Basicamente, o protocolo de comunicação TCP/IP é o que estabelece como os dados devem ser transmitidos e recebidos na web. Foi uma forma criada pelos pesquisadores para permitir a “conversa” entre diversos computadores diferentes.

Tim também foi o criador da linguagem empregada na criação de sites (o HTML) e do HTTP (um protocolo que gerencia as conexões na internet).

Hoje em dia, a Internet está presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida. Usamos a rede para trabalhar, estudar, fazer compras, assistir filmes, ouvir música e nos conectar com amigos e familiares.

De estudante para estudante

A rede surgiu em outubro de 1969 graças à Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network ou Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas), um órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Nos anos 90, a Internet começou a se popularizar entre o público em geral. Isso foi possível graças ao surgimento da World Wide Web, que tornou a navegação na Internet mais fácil e acessível.

Evolução da internet

O futuro da Internet é incerto, mas é provável que ela continue evoluindo rapidamente. Algumas das tendências que podem moldar o futuro da rede mundial de computadores incluem:

Um dos principais desafios da governança na Internet é encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a proteção da privacidade e segurança dos usuários. Além disso, há questões relacionadas à neutralidade da rede, aos direitos autorais na era digital e à censura na Internet.

A Internet é uma rede descentralizada e aberta, o que significa que não há uma única entidade que a controle. No entanto, existem várias organizações e governos que têm influência sobre a forma como a Internet é gerenciada e regulamentada.

Por que a internet foi criada?

A Internet teve suas origens em um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, chamado ARPANET, em 1969. O objetivo era criar uma rede de comunicação descentralizada e segura, capaz de resistir a ataques nucleares.

As empresas também começaram a perceber o potencial da Internet para os negócios. Surgiram os primeiros sites de comércio eletrônico, como a Amazon e o eBay, e as empresas passaram a usar a Internet para se comunicar com os clientes e fornecedores.

Como o criador da internet criou a internet?

Robert Kahn

Quando originou a pesquisa mais robusta sobre a internet?

As origens da internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores.

Qual agência Norte-americana criou a internet?

Nasceu e se desenvolveu num ambiente acadêmico com financiamento da Advanced Research Projects Agency (Arpa), uma agência militar de pesquisas ligada ao Departamento de Defesa (DoD) norte-americano, criada em 1958 para enfrentar a chamada Guerra Fria que os Estados Unidos travavam com a então União Soviética.

Como o cara criou a internet sem a internet?

Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J. C. R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), já falava em termos da criação de uma Rede Intergaláctica de Computadores (Intergalactic Computer Network, em inglês).

Quem criou a Internet e qual o significado dessa palavra?

Basicamente, foi o Departamento de Defesa dos EUA. O projeto, idealizado pela Advanced Research and Projects Agency (Arpa) e financiado pela Nasa e pelo Pentágono, tinha como objetivo criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados e resistir auma destruição parcial – caso houvesse, por exemplo, um ataque nuclear.

Quando surgiu a internet no Brasil e qual foi o objetivo?

A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.

Quantos anos tem a internet no mundo?

A faísca foi acesa em 1969, mas a internet realmente começou a transformar nossas vidas no final dos anos 1990 e com início dos anos 2000. "A internet está completando 50 anos, mas a primeira conexão de internet entre Stanford e UCLA foi entre dois caras.

Quem controla a internet no mundo?

Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.