Ler é um conjunto de habilidades e comportamentos, é decodificar silabas ou palavras evoluindo até a leitura de um texto, dentro de um contexto. Escrever são habilidades e comportamentos, que vão desde escrever o próprio nome até a evolução da escrita de uma monografia.
O processo de alfabetização na BNCC. A aquisição da proficiência em escrita e leitura envolve capacidades e habilidades que são obtidas por meio do processo de alfabetização, que começa na exploração natural da linguagem e passa por um período de conhecimento da mecânica da escrita e leitura.
As análises revelaram quatro representações para o conceito de letramento na BNCC, que são: 1) letramento como ação participativa, 2) letramento como gênero discursivo e digital, 3) letramento como diversidade cultural, e 4) letramento como uso de diferentes linguagens.
Como será a Alfabetização com a BNCC?
A BNCC amplia o letramento infantil através da centralidade no texto e por meio de diferentes gêneros textuais. Além de uma maior aproximação com linguagens voltadas à realidade dos alunos. A ideia é se debruçar sobre textos das mais diversas esferas, campos sociais, comunicação e uso da linguagem.
Dionísio (2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. ... Diante dessa acepção, a multimodalidade discursiva abarca não só a linguagem verbal escrita, como também outros registros, tais como: a linguagem oral e gestual.
Compartilhar: A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. Além disso, representam um ótimo indicador de proficiência em leitura e estão presentes na BNCC. ...
Os recursos multimodais podem ser evidenciados como aqueles meios em que mais de uma modalidade de expressão é empregada para que determinada informação possa ser transmitida. É o que podemos nota quando analisamos a união de uma linguagem não verbal aliada à linguagem verbal em um texto.
Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo.
diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)
São exemplos de textos multimodal: os anúncios, os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos, as propagandas, as tirinhas entre outros. Esses gêneros trazem a materialização de signos alfabéticos (letras, palavras e frases) e signos semióticos (imagéticos e visuais).
Com a disseminação das novas tecnologias, o texto vem adquirindo cada vez mais novas configurações, que transcendem as palavras, as frases e, acima de tudo, a modalidade escrita da linguagem.
Em uma sociedade do conhecimento, em que há uma multiplicidade de informações disponíveis aos leitores, os textos multissemióticos permitem representar imageticamente uma informação, de modo que esse leitor tenha, além do texto verbal, recursos visuais que o auxiliarão na leitura e compreensão do conteúdo em questão.
I - Tipo textual: eles se definem por propriedades linguísticas, entre as quais podemos destacar: relações lógicas, vocabulário, construções frasais, tempos verbais, dentre outras. ... IV - Tipo textual: costuma variar de cinco a nove tipos: argumentação, narração, injunção, descrição e exposição.
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Ele pode ser narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo. Ah, mas não se confunda! Tipologia textual é diferente de gênero textual. O gênero textual tem função comunicativa e sempre está inserido em algum contexto cultural possuindo características específicas de estrutura e estilo.