A fórmula de Euler é dada pela expressão V + F -A = 2, onde V, F e A são, respectivamente, o número de vértices, faces e arestas do poliedro.
Poliedros de Platão O número de arestas tem que ser igual ao número de faces. Os ângulos do poliedro devem possuir o mesmo número de arestas. A equação de Euler precisa ser aplicada e aceita.
Teorema 1-1: O número de arestas em um grafo completo é n(n-1)/2. Prova: A prova é por indução matemática. Chamaremos Gn um grafo que contém n vértices.
Um grafo é dito ser completo quando há uma aresta entre cada par de seus vértices. Estes grafos são designados por Kn, onde n é a ordem do grafo. Um grafo Kn possui o número máximo possível de arestas para um dados n. Ele é, também regular-(n-1) pois todos os seus vértices tem grau n-1.
O grau dG(v) (ou d(v)) do vértice v em G é o número de vértices adjacentes a v, isto é, d(v) = |N(v)|. p = 4,q = 5 N(v) = {u, w},d(v)=2. Se e = uv é uma aresta de um grafo G então dizemos que e e u são incidentes, assim como e e v.
Grafo Complementar O Complemento de um grafo simples G, denotado por G', é o grafo simples que possui o mesmo conjunto de vértices de G, e tal que dois vértices distintos são adjacentes em G' sse não são em G.
Significado de Grafo substantivo masculino Conjunto de pontos, sendo que qualquer um deles pode ou não ser ligado por uma linha.
Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.
Grafo planar: Definição Um grafo é planar se puder ser desenhado no plano sem que haja arestas se cruzando. Arestas se cruzam (cortam) se há interseção das linhas/arcos que as represen- tam em um ponto que não seja um vértice. – Tal desenho é chamado representação planar do grafo.
Um grafo é dito conexo se existir pelo menos um caminho entre cada par de vértices do grafo. Caso contrário, o grafo é chamado de desconexo.
Faces, vértices e arestas
Vértices: são os pontos de encontro entre dois lados; Diagonais: segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.
São os pontos de encontro entre os lados de um triângulo. Na realidade, os vértices são pontos de encontro entre lados de qualquer polígono.
O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais. A, B, C e D são os vértices do retângulo.
Quais sao as coordenadas Dos vertices de um triangulo sabendo que as retas supostas dos lados desse triangulo têm equaçoes x+2y -1=0 , x-2y -7=0 e y-5=0
Tem 5 vértices, 8 arestas, 5 faces e 1 base.
Os triângulos podem ser classificados com base em seus lados ou ângulos. Um triângulo é um polígono de três lados, três vértices e três ângulos. Normalmente os vértices são representados por letras maiúsculas do nosso alfabeto, e a medida dos lados é representada por letras minúsculas.
Tipos de Pirâmide Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo, composta de quatro faces: três faces laterais e a face da base. Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado, composta de cinco faces: quatro faces laterais e a face da base.
Resposta. Resposta: Tem 8 vértices, 12 aresta, 6 faces e duas bases.
O retângulo é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e ângulos internos congruentes e retos. Juntamente com o quadrado e losango, essa figura também é considerada um paralelogramo – polígonos com lados opostos paralelos.
Todo retângulo é paralelogramo, por isso, herda as características e propriedades dos paralelogramos, a saber:
90 graus
O retângulo é definido como uma figura geométrica plana que possui os lados opostos paralelos entre si e seus ângulos internos são todos congruentes. Um quadrado é um caso especial de retângulo. É um retângulo onde os seus lados têm sempre a mesma medida.
Este sólido geométrico denomina-se pirâmide triangular porque a sua base é um triângulo. Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base. Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base. Tem 5 vértices, 8 arestas, 5 faces e 1 base.
Assim, teremos: pirâmide triangular (três faces; base é um triângulo); pirâmide quadrangular (quatro faces); pirâmide pentagonal (cinco faces);