Promover medidas de contenção de surtos infecciosos que venham a ocorrer no hospital, propondo ações a serem executadas. Coletar, analisar e divulgar, regular e periodicamente, as taxas de infecções no hospital. Elaborar e divulgar relatórios.
0 Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
A CCIH tem a função de definir o programa de controle de infecção hospitalar, mensurar e avaliar os índices de infecções e de direcionar as medidas para preveni-las. Deve seguir as diretrizes da Portaria do Ministério da Saúde MS 2.
SCIH é o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, implantado de acordo com as normas da vigilância sanitária, é responsável por executar as atividades definidas pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção hospitalar).
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)
Em instituições com número igual ou menor que 70 leitos, a CCIH pode ser composta apenas por 01 (um) médico e 01 (um) enfermeiro. Os membros executores representam o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e são eles os responsáveis diretos pela execução das ações do PCIH.
A implantação da CCIH iniciará primeiramente com a escolha dos profissionais (Médico e Enfermeiro) para composição da comissão. Será levado em consideração durante o processo de indicação para os cargos, o perfil dos profissionais, os quais já fazem parte do quadro de profissionais da UMJMB.
Identifica casos de infecção hospitalar, implementa e avalia programas de controle. Elabora normas de padronização e capacita colaboradores da instituição para prevenção. Monitora o uso de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.
A principal função da CCIH é reduzir o risco de aquisição de infecções hospitalares por parte dos usuários de unidades de saúde, especialmente de pacientes internados, a fim de melhorar a qualidade da assistência.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo com ações imprescindíveis que um enfermeiro deve realizar para prevenir as IH....Boa leitura!
O balanço hídrico é o resultado da quantidade de líquido que entra e sai do corpo humano em um determinado intervalo de tempo, que tem por objetivo monitorar os parâmetros que permitam acompanhar o equilíbrio hídrico do paciente diante do tratamento proposto, dependendo de seu estado patológico, renal ou cardíaco.
Estimular a ingesta hídrica; desenvolver ações de proteção à integridade da pele; cuidados com higiene do paciente; Cuidados a serem realizados a pacientes com hipervolemia: a enfermagem mede a ingestão e débito de líquido a cada turno de trabalho para identificar retenção excessiva de líquidos; o paciente deve ser ...
O balanço hídrico representa toda a função de monitorar todos os tipos de líquidos administrados e eliminados pelo doente durante um determinado período.
A monitoração do balanço hídrico dos pacientes quando internados no hospital é muito importante pois tanto o excesso quando a perda inapropriada de fluidos podem culminar em piores desfechos clinicos e cirúrgicos e aumentar o tempo de internação hospitalar.
Em hidrologia, balanço hídrico é o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma certa porção do solo em um determinado intervalo de tempo.
Em fisiologia, o equilíbrio hídrico é o equilíbrio entre a água que é ingerida e a que é perdida na respiração, transpiração, urina e fezes. É controlado pelo hipotálamo através da ativação do mecanismo de sede. Entrada: alimentação, líquidos, soro, medicamentos, água endógena (produzida pelo próprio organismo).
O principal regulador do equilíbrio hídrico no organismo é o hormônio antidiurético (HAD), que é liberado pela hipófise e promove a retenção de líquido, concentrando a urina. ... O aumento da volemia (volume de líquido no sangue) leva a uma aumento da pressão arterial.
O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando o controle da reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se encontrar no sangue: a) pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água.
O Balanço Hídrico (BH) é definido como o processo que envolve a mensuração e registro do total de líquidos administrados/ ingeridos e eliminados pelo paciente num período de 24 horas. Trata-se de procedimento fundamental para o acompanhamento do paciente hospitalizado em estado crítico.
É feito através da subtração entre o volume total de líquidos administrados e volume total dos eliminados. O balanço hídrico será positivo quando o volume dos administrados for maior que o dos eliminados e será negativo quando o volume dos eliminados for maior que o dos administrados.
Além dessas perdas que podem ser facilmente observadas, temos aquelas que não são visíveis, também chamadas de perdas insensíveis ou não mensuráveis. Essa eliminação de água ocorre por meio da respiração e por difusão na pele. A quantidade de água ingerida diariamente deve ser superior àquela perdida.
diurese (ml/kg/dia) = (volume urinário de 24 horas / Peso).
Medir o volume total da urina e calcular o volume/minuto dividindo o volume pelo número de minutos em que a amostra de urina foi colhida. Em uma colheita de 24 horas dividir por 1440 (24 horas x 60 minutos).