A topometria pode ainda se subdividir em duas classes: planimetria e altimetria: planimetria: medição dos ângulos e das distâncias no plano horizontal, em uma perspectiva com visada “do alto” da área; altimetria: medição dos ângulos e distâncias verticais, apresentando as diferenças de nível e altitude.
É um serviço importante e, por isso, precisa ser feito por um topógrafo credenciado, que utilizará equipamentos de precisão. Isso é essencial para identificar corretamente as medidas e os detalhes do terreno, prevenindo assim futuros problemas numa construção!
R$ 3.
O profissional responsável por realizar o levantamento topográfico é o topógrafo. Ele analisa os dados de campo, como altitude, latitude e longitude, faz o mapeamento de níveis, realiza medições, elabora e atualiza mapas e plantas. A topografia é imprescindível para projetos de engenharias, de edifícios a rodovias.
O metro quadrado é calculado da seguinte forma: lado x lado. A maioria dos terrenos são retangulares. Vamos levar isso em consideração e realizar o cálculo. Um terreno possui 14 metros de frente (essa medida pode ser chamada de testada) e 22 metros de profundidade.
Segundo a lei federal, após a divisão de um terreno, um lote deve medir no mínimo 125 metros quadrados, o qual 5% deve ser reservado para obras públicas, 20% para lazer e 10% para uso de sistema de calçadas, ruas e avenidas.
Esta planta é um exemplo de como se pode aproveitar bem os espaços de um terreno de 10x20 metros....Área de Luz.
Quando o módulo rural for menor do que a fração mínima do Município, este imóvel não poderá ser desmembrado. Conforme informado na consulta a FMP, para o caso concreto é de 2,00 (dois) hectares.
O primeiro passo para que se tenha sucesso na escolha do seu lar é ter em mãos a planta do imóvel, pois ela informa a largura e o comprimento de cada cômodo. Depois, é só fazer a multiplicação dos valores para descobrir o metro quadrado de cada cômodo (m² = comprimento x largura).