Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. Radiopacas: são imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X. ... A classificação de uma imagem em radiolúcida ou radiopaca se faz através da comparação com a densidade de áreas próximas que servirão de fundo para a imagem.
Uma estrutura hiperdensa é aquela que apresenta uma baixa densidade radiográfica (pretas), como os pulmões. Estruturas isodensas são estruturas de densidade semelhante, como o fígado e o baço. Uma estrutura hipodensa é aquela que exibe uma alta densidade na tomografia (brancas), como por exemplo, os ossos.
Numa radiografia o que aparece branco é onde os raios-x não passaram ou passarem pouco (como osso, metal, partes mais densas do corpo). O que aparece escuro é porque muitos raios-x passaram (como ar e gordura). Essas partes escuras são quase transparentes aos raios-x, daí o nome radiotransparentes (ou radioluscentes).
Raio X é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo. Ele funciona como uma fotografia que mostra órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a cárie não se inicia com uma cavidade, mas sim por uma mancha branca, que é resultado da desmineralização da superfície do dente envolvido. Ao secar bem os dentes e com iluminação adequada, costuma ser possível observar essa mancha.
A higiene bucal ajuda a prevenir a cárie dentária O mesmo vale para o caso das cáries. Existem alguns cuidados que podem evitar o surgimento dessa doença bucal. Tudo o que você precisa é: praticar uma boa higiene bucal, incluindo escovação após as refeições, e uso diário do fio dental são algumas atitudes necessárias.
Limpeza dental: remover manchas conta com técnicas mais...