Você sabe qual é a diferença entre a dobradiça reta e a dobradiça curva? ... É simples, as dobradiças retas fazem a porta cobrir 100% das laterais. Enquanto as dobradiças curvas permitem que as portas deixem um espaço de 5 mm entre si.
“Para trocar, você precisa saber este tamanho. Do contrário, a dobradiça não vai funcionar”, diz. Uma dobradiça de caneco comum geralmente pode ser encontrada em 3 medidas: 26, 35 e 40 mm. Essa medida é o diâmetro de furação para o caneco na porta.
Desenhe o contorno do encaixe utilizando uma patilha da dobradiça como guia. O fiel de articulação deve ficar ligeiramente mais deslocado para a face interior da porta. Com um formão, corte a madeira segundo o contorno da patilha fazendo-o penetrar verticalmente até uma profundidade igual à espessura da patilha.
A dobradiça reta é mais indicada para portas de móveis que necessitam de um fechamento total, no qual as portas estão fora totalmente da caixaria móvel. Essa dobradiça é recomendada para móveis simples de duas portas ou módulos de roupeiros modulados.
Já a dobradiça de alumínio é a escolha ideal para portas de MDF. Já portas mais pesadas como as portas de ferro ou de madeira maciça exigem dobradiças de aço inox, capazes de suportar o peso pesado de uma grande porta de entrada abrindo e fechando milhares de vezes durante a vida útil da porta.
Geralmente, são necessárias três dobradiças ao longo da porta para garantir um suporte seguro. Duas devem ser situadas nas extremidades e uma bem fixada no meio da esquadria. Caso o modelo da sua porta seja pivotante, você deve providenciar um tipo de dobradiça específico.
Passos
“Geralmente, se há uma lacuna do lado superior, é preciso ajustar a dobradiça inferior. Se a porta está enroscando na parte inferior, será preciso ajustar a dobradiça superior.” “Para fazer isso, afrouxe os parafusos da dobradiça quase que totalmente, de modo que haja uma folga entre a dobradiça e o batente.
Como regular as dobradiças do armário?
Dizem que não é bom dormir com as portas do guarda-roupa abertas e nem com os sapatos virados com a sola para cima, trás má sorte. Figa: Ter o símbolo de uma figa atrás da porta dá boa sorte.
Vaselina. Usando um martelo, bata para fora o pino da dobradiça da parte de baixo. Passe a vaselina no pino e depois o encaixe de volta na dobradiça. Faça isso com todas as dobradiças.
Pegue o movel bamboleante, uma cadeira digamos, e leve ate o lugar onde devera ficar, ou ate um piso sabidamente nivelado, como for o caso. Utilizando calcos de pedacos de papel, madeirinhas, panos, cunhas, o que seja, assegure-se a cadeira esta perfeitamente nivelada.
Levante cada canto e coloque um slider embaixo com a face mais lisa virada para o chão. Isso reduzirá o atrito, facilitando a movimentação. Empurre o móvel. Assim que os sliders estiverem posicionados nos cantos do móvel, basta empurrá-lo.
Compre um lubrificante adequado.
Para driblar esse incômodo do barulho, caso a única opção viável seja uma porta de correr, é usar veda frestas nas laterais da porta. Onde passa ar também passa som, por isso esses espaços pequenos e estreitos devem ser fechados para impedir que os barulhos invadam o ambiente.
Depois de girar a maçaneta, pressione a porta para cima e, em seguida, em direção às dobradiças, em rápida sucessão, ao abrir a porta. Isso ajudará a reduzir o ruído que a porta faz quando se separa do batente. Atolar a porta para cima e em direção às dobradiças a imobiliza e torna improvável a chance de chiar.
Dicas
Use um pano para aplicar uma quantidade generosa de lubrificante antiaderente sobre os trilhos. Deslize a porta várias vezes para que todo o trilho fique lubrificado. Você pode ter que abrir e fechar a porta por alguns minutos antes que ela comece a deslizar suavemente.
Peça para o condomino da rede colocar um óleo lubrificante para atenuar o barulho. Se ele continuar e incomodar o vizinho, mande uma advertencia. As pessoas precisam aprender a morar em condomínio. Nem tudo que você quer fazer você pode.