– A tristeza afeta o cérebro: o organismo e o cérebro requerem mais oxigênio e mais glicose durante estes processos emocionais. O cérebro sente-se cansado e estressado de sensações e emoções, então precisa de mais “combustível” para poder funcionar…
Muita gente pensa que suspiramos por cansaço ou emoção, como amor, saudade... Mas estudos recentes demonstram que suspirar é apenas um processo desencadeado pelo organismo para ajudar os pulmões a funcionar melhor! O cérebro ordena ao corpo 12 suspiros a cada hora seja por tristeza, cansaço, felicidade ou não.
Segundo revelou estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Estados Unidos), suspiros são movimentos respiratórios involuntários, programados para cada cinco minutos. O objetivo é inflar os alvéolos, mas quais circuitos cerebrais estariam envolvidos no processo permanecia um mistério – até agora.
Pode até ser considerado um sinal de que se está apaixonado, mas o suspiro serve para muito mais do que isso. Em média uma pessoas suspira a cada cinco minutos – cerca de 12 vezes por hora.
Significado de suspirar Dar suspiros. Poética Soprar brandamente, sussurrar, murmurar: suspira docemente a aragem. Desejar, ter saudades: suspirar pela pátria distante.
Significado de Suspirar verbo intransitivo Dar suspiros. Poética Soprar brandamente, sussurrar, murmurar: suspira docemente a aragem.
Melhora do funcionamento dos intestinos e digestão Quando respiramos profundamente, há a movimentação do diafragma, uma camada muscular que separa o tórax do abdômen. Essa movimentação faz uma espécie de “massagem” nos intestinos, o que auxilia os movimentos peristálticos e, consequentemente, melhora a digestão.
Quando pensamos em suspirar, geralmente isso está relacionado com a transmissão de um estado de espírito ou emoção. Por exemplo, às vezes usamos a expressão “respirando um suspiro de alívio”. No entanto, muitos de nossos suspiros são realmente involuntários. Isso significa que não controlamos quando eles ocorrem.