A diferença é que enquanto a mediatriz forma um ângulo de 90º com o lado, a mediana une o vértice ao ponto médio dos lados opostos formando um ângulo que pode ou não ser de 90º. Podemos ainda traçar alturas e bissetrizes. A altura também é perpendicular aos lados do triângulo, mas que parte do seu vértice.
Um triângulo possui três medianas. Para determinar a medida das medianas, basta calcular a medida dos pontos médios relativos ao lados do triângulo e em seguida calcular a distância entre o vértice e o ponto médio encontrado.
Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente. Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.
A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior.
Em um triângulo, o incentro (símbolo I) é o ponto em que as suas três bissetrizes se cruzam, e fica à mesma distância de todos os seus lados. Uma circunferência inscrita, ou seja, interior ao triângulo e tangenciando os seus três lados, tem como ponto central o incentro.
Para construir um triângulo é necessário que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferença entre essas medidas.
Triângulos são figuras geométricas que possuem três lados.
Como usar o triângulo Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.
Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
Passo a passo: 1º) Utilizando uma régua, desenhe uma reta suporte. 2º) Defina um ponto nessa reta suporte, ele será um dos vértices do seu triângulo. 3º) Utilizando o compasso, escolha um dos lados dados e transporte esse lado a partir do ponto marcado sobre a reta suporte. Marque esse ponto.