Um investimento de longo prazo é aquele que supera cinco anos. Até dois anos, trata-se de curto prazo. E de dois a cinco anos, médio prazo. Além de contar com aplicações pontuais de longo prazo, é importante que o investidor tenha uma estratégia que mire cinco, 10, 20, 30 anos no futuro.
O “efeito tesoura” ocorre quando a empresa financia a maior parte da NCG através de créditos de curto prazo. Nesse caso, o Saldo de Tesouraria (T) se apresenta negativo e crescendo, em valor absoluto, proporcionalmente mais do que a NCG.
Os ativos são os imóveis, mercadorias, equipamentos, dinheiro em caixa e valores a receber, entre outros direitos e bens que a empresa possui. Os passivos são as dívidas e contas por vencer, que representam as obrigações financeiras que a empresa precisa cumprir.
Esse importante profissional, não só é responsável pelo controle dos recursos financeiros da empresa, mas também pelo planejamento financeiro e responsabilidade de organizar os demonstrativos contábeis.
Ao longo do curso, o aluno se depara com muitas disciplinas que têm cálculo. Serão ministradas aulas sobre Administração, Fundamentos das Finanças, Estatística, Contabilidade, Matemática Financeira, Gestão de Investimento, Mercado de Capitais, Capital de Giro e Formação de Preços.
Os cursos de finanças são voltados para aqueles que possuem habilidades com cálculos e estratégias, e demonstram interesse no mercado financeiro. O mercado de trabalho do setor financeiro é amplo, já que qualquer instituição precisa de um gerenciamento de seus recursos.