A germinação é o processo inicial de crescimento e diferenciação embrionária dos organismos vegetais, a partir de uma semente ou esporo em condições propícias de desenvolvimento, ou seja, disponibilidade de água, oxigênio, temperatura adequada, e em alguns casos até mesmo a necessidade natural de indução pirogênica ( ...
substantivo feminino Ação de germinar. Desenvolvimento do germe contido em uma semente.
4º Passo: O brotamento da semente deve ocorrer de três a sete dias após a transferência para o substrato. As principais causas para que o brotamento não aconteça dentro desse período, vão desde o solo ser inadequado, água com cloro e, até mesmo, ataque de pragas que inviabilizam a raiz.
Em síntese, na germinação, ocorre a embebição da semente, com a conseqüente digestão das substâncias de reserva, síntese de enzimas e divisão celular. Baixa temperatura do solo no plantio geralmente restringe a absorção de nutrientes do solo e causa lentidão no crescimento.
15 dias
O espaçamento reduzido, de 45 cm a 50 cm, sendo o mais utilizado atualmente. Já a profundidade de plantio das sementes de milho varia em relação ao solo. Em solos arenosos, é recomendável profundidade de 5 cm a 7 cm. Em solos argilosos o plantio é feito em profundidade de 3 cm a 5 cm.
VT – Pendoamento O potencial do tamanho das espigas começa a ser definido. O último ramo do pendão é visível no topo da planta. O estilo-estigma (“cabelos”) do milho pode ou não ter aparecido nesta fase. A planta apresenta-se próxima à sua altura máxima.
Enquanto o meristema apical estiver presente, novas fileiras de óvulos ainda estarão sendo formadas na espiga. A definição do número total de fileiras se dá com a formação de fileiras únicas ao longo da espiga, que irão se dividir em pares. É por isso que as espigas de milho sempre têm um número par de fileiras.
Mas, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é setembro a novembro. Na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril. Os plantios fora de época podem ser efetuados em muitas regiões, como é o caso do milho safrinha.
Atualmente o sistema de consórcio mais utilizado em nosso país é o milho safrinha com braquiária. Nesse sistema, além da escolha do híbrido, o produtor deve escolher uma boa variedade de braquiária. Quanto ao milho, é importante que ele seja mais rústico e com crescimento inicial rápido.
Outro ponto importante para o plantio é a profundidade, sendo considerado ideal de 3 cm a 5 cm de profundidade.
Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte. Lembrando que a recuperação e manutenção do solo não tem apenas o adubo como base.
A adubação de manutenção mínima teria um custo anual de R$ 60,00/ha/ano a R$ 80,00/ha/ano, o que equivale a aplicação de 200/kg/ha a 400/kg/ha de adubo formulado. Na atualidade, o que se recomenda é a recuperação anual de 5% a 10% da área e uma adubação de manutenção leve, em 10% a 20% da área.