4- A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
Condições crônicas como doença renal crônica, osteoartrose, câncer, diabetes mellitus (DM), apneia do sono, doença hepática gordurosa não alcoólica, hipertensão arterial e doença cardiovascular estão francamente associadas a obesidade.
A classificação aceita pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e pela Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade divide a obesidade em seis níveis: obesidade pequena (27 a 30 Kg/m2), obesidade moderada (30 a 35 Kg/m2), obesidade grave (35 a 40 Kg/m2), obesidade mórbida (40 a 50 Kg/m2), superobesidade (50 ...
Segundo Nahas (1999), a obesidade pode ser definida como um IMC (Índice de Massa Corporal – peso/altura2) igual ou superior a 30, aceita-se que o peso ideal ou de menor risco para a saúde corresponde a um IMC de 20 a 25, e até 27 para pessoas idosas. Esse índice deve ser usado para adultos.
Como identificar a pessoa obesa?
Veja os graus de obesidade: sobrepeso (IMC 25 a 29,9), obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9), moderada (classe 2 - IMC 35 a 39,9) e grave ou mórbida (classe 3 - IMC ≥ 40).
A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.
Em casos extremos, como aqueles de obesidade mórbida e grau III, o médico especialista pode indicar uma cirurgia bariátrica (ou gastroplastia) como tratamento para o excesso de peso.
Portanto os casos mais graves situam-se nas faixas de IMC maior do que 40, denominada Obesidade Mórbida ou Severa e Super Obesidade quando índice de massa corpórea é igual ou mais do que 50.
Baixo peso muito grave = abaixo de 16 kg/m². Baixo peso grave = entre 16 e 16,99 kg/m². Baixo peso = entre 17 e 18,49 kg/m². Peso normal = entre 18,50 e 24,99 kg/m².
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).