Quais so os tipos de drenos abdominais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
Dreno de Sucção (Portovac) ...
Dreno de Abramsom. ...
Dreno de Kerr.
27 de fev. de 2013
Quais os tipos de drenos mais utilizados?
Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...
O que é dreno abdominal?
O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.
Qual a finalidade do dreno?
Principais finalidades dos drenos A principal finalidade destes aparelhos consiste em criar ou determinar um percurso artificial (de menor resistência) entre uma ferida ou cavidade e o meio externo, de forma que as secreções possam ser eliminadas percorrendo um trajeto mais curto.
Para que serve dreno abdominal?
Eles servem para prevenir e evitar o acúmulo de líquido e sangue no local da cirurgia. Na maioria das vezes utilizam-se drenos que funcionam por sucção.
O que é dreno natural?
Uma rede de drenagem é constituída por vários drenos que tem a função de captar a água que flui nos poros do solo e conduzi-la para um dreno natural. Cada dreno atua captando a água do lençol freático ao seu redor. Esta área tem seu limite na metade do espaçamento entre drenos primários.
Quais as indicações de um dreno torácico?
A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.
Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de penrose?
Para evitar depósitos de fibrina que possam obstruir seu lúmen, o dreno de penrose deve ser observado e mobilizado a cada 12 horas, ou seja, tracionado em cada curativo (exceto quando contraindicado), cortado seu excesso e recolocado o alfinete de segurança estéril, usando luva esterilizada.
Qual a função do dreno de penrose?
O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.