O meio mais eficaz e usualmente utilizado para remover o biofilme da superfície dos dentes é a escovagem que deverá ser efectuada com escova de dentes e um dentífrico fluoretado e/ou adequado a cada situação.
A presença de gengivite acelera a formação do biofilme dental supragengival. Dessa forma, um indivíduo que apresenta gengivite forma maior quantidade e extensão de placa supragengival quando comparado com ele próprio em situação de saúde gengival.
mecanismo de resistência são regulados positivamente quando as células formam biofilmes. O sistema de efluxo AcrAB-TolC, pertencente à família RND, é o melhor caracterizado por exemplo na Escherichia coli e, confere resistência ao cloranfenicol, às quinolonas, e às tetraciclinas.
Biofilmes são um conjunto de micro-organismos emaranhados em uma matriz de polímero orgânico que estão aderidos a uma superfície. ... Os biofilmes são formados pela deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, formando uma matriz de exopolissacarídeos onde iniciam seu crescimento.
Os biofilmes microbianos são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si e embebidas por uma matriz de substâncias extracelulares poliméricas. Estas substâncias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio.
Podem observar-se biofilmes em condutos de água, permutadores de calor, cascos de navio, na pele e mucosas de animais (incluindo o homem), nos dentes (como já foi mencionado), em próteses e em variadíssimas indústrias, desde a indústria química e farmacêutica a alimentar.
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.
As bactérias da placa produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes, desmineralizando-os. Se a placa não for removida a tempo, essa desmineralização pode causar danos irreversíveis. A placa que se acumula sobre os dentes, se não for removida, pode mineralizar transforma-se em cálculo (tártaro).
Se o dente for bem escovado, a placa é removida e você nem precisa se preocupar com o passo seguinte. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato. Esse fosfato reage com íons de cálcio presentes em alguns alimentos.
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.
Conheça tratamentos caseiros para o problema do tártaro e a opinião de um especialista sobre a eficácia de cada um deles