Com aromas intensos e sabores picantes, a comida tailandesa tem fama no mundo todo. A diversidade da culinária tailandesa é tão ampla que até mesmo uma seleção com 30 pratos típicos da Tailândia faz desta lista uma breve introdução a esta cozinha tão especial e particular do Sudeste Asiático.
Essa é uma das saladas mais vendidas na Tailândia, então também estará presente no menu da maioria dos restaurantes. Ela costuma aparecer como acompanhamento de pratos principais e é uma receita originária do nordeste do país.
No entanto, preste bem atenção nesses nomes – leite de coco, lima kaffir e curry. Além do arroz e das especiarias, você vai encontrá-los com muita frequência na maior parte dos pratos!
Entre os pratos mais populares da culinária tailandesa, podemos citar o Pad Thai. É uma combinação de noodles (macarrão de arroz) fritos com camarão, ovo, tofu e coentro, geralmente servido com amendoins torrados por cima.
Além do Pad Thai, existem muitos pratos que vão te surpreender, como a Salada de Mamão Verde (Som Tam) e o Curry Verde tailandês.
– Onde beber: Há diversas lojinhas de chá por todo o país. Recomendamos sem sombra de dúvidas a franquia Cha Payom.
Use colher e garfo: A maioria dos pratos tailandeses é servida com colher e garfo, embora alguns pratos possam ser comidos com palitos. A colher é usada para levar a comida à boca, enquanto o garfo é usado para ajudar a empurrar a comida para a colher.
Na Tailândia, os nativos adoram as misturas agridoces, como você já deve ter percebido até aqui. O kai med ma muang é, basicamente, um prato feito com galinha e caju. Muito parecida com os pratos chineses, a receita leva molho de soja doce, malaguetas e cebola.
Ir à Bangkok, capital da Tailândia, e não visitar os mercados flutuantes é o mesmo que sair do Rio de Janeiro sem conhecer o Cristo Redentor! O maior deles, o Damnoen Saduak, é um pouco caótico à primeira vista e muitos o classificam como descaracterizado. Isso porque faltam aqueles elementos básicos desse tipo de mercado: os barquinhos usados para o preparo e venda de comida.
A culinária tailandesa recebe influências dos países vizinhos no Sudeste Asiático. O interessante é que, apesar de variar conforme a região, a gastronomia mantém sua base agridoce e forte picância.
Tom Yum é uma sopa tailandesa azeda e apimentada. A mais conhecida é feita com camarão, chamada Tom Yum Goong. O Tom Yum tem como base principal o Nam Prik Pao, uma pasta de ervas e especiarias composta por pimenta, chalotas e alho. A sopa também leva cogumelos, coentro, tomate, suco de limão, açúcar e molho de peixe.
Essa é uma sopa tailandesa a base de noodles de arroz, carne de porco, tofu e ovos cozidos e é mais uma comida tailandesa nascida a partir da imigração chinesa para o país.
O pad kra pao gai é uma tradicional comida tailandesa também conhecida como “chicken basil”, preparada com carne de frango moída, quantidades generosas de pimenta e manjericão.
O camarão é um ingrediente popular na culinária tailandesa, e um dos pratos mais conhecidos é o Tom Yum Goong. Este é um ensopado de camarão picante e azedo, que é cozido com ervas frescas como folhas de limão kaffir, capim-limão e galanga.
Para preparar este prato, é preciso saber que a culinária da Tailândia valoriza o equilíbrio entre os diferentes sabores.
A combinação do camarão fresco com o picante do molho e a acidez do suco de limão cria uma experiência única no paladar. E o molho de amendoim, com seu sabor suave e textura cremosa, harmoniza perfeitamente com o camarão.
Som Tam, também conhecida como salada de mamão, é um prato típico da culinária tailandesa que se destaca pela sua frescura.
Feita com mamão verde ralado, tomates, feijão-verde, amendoim e temperada com molho de peixe, suco de limão, alho e pimenta, esta salada é a escolha perfeita para quem procura uma refeição leve e refrescante.
Khao Niao Mamuang, conhecido como Mango Sticky Rice, nada mais é do que fatias de manga servidas com arroz glutinoso (sticky rice) cozido no vapor, misturado com leite de coco e açúcar. Em seguida, uma porção extra de creme de coco por cima com gergelim ou feijão mungo (aquele do moyashi). Também pode ser encontrado com arroz glutinoso verde, colorido com folha de pandanus, ou com arroz glutinoso preto.
Também conhecida como Salada Picante de Papaia, o Som Tam é uma mistura de feijão verde, papaia verde, tomates cherry e alho, além de ser temperada com pimenta, açúcar, molho de peixe e limão ou suco de tamarindo — que oferecem um sabor agridoce picante delicioso.
Depois de ver essas opções de comida tailandesa, já ficou com água na boca? Nada melhor do que viajar e aproveitar para conhecer a tradição gastronômica do local, compreendendo mais a fundo a cultura do povo.
Os muçulmanos, embora não sejam maioria, também vivem na Tailândia — e são eles os responsáveis por criar esse prato delicioso. Ela é outra opção de sopa, porém levemente apimentada, com leite de coco, amendoim, batata e várias especiarias.
Khao Soi é uma sopa muito saborosa de frango ou carne feita com noodles de ovos em duas texturas: cozidos no caldo e outra porção fritos e servidos por cima da sopa. Acompanha picles de repolho, cebola roxa e limão. Acredita-se que tenha influência do povo Hui/Chin Haw, ou seja, veio com os chineses-muçulmanos que migraram para Myanmar, Laos e Norte da Tailândia. Se for a Chiang Mai, não deixe de provar!