Personagens Humanos: o Capitão Boca Mole, um fazendeiro dono da festa; Bastião, ajudante do Capitão e amigo de Mateus, que em algumas versões aparece como filho do fazendeiro; Mateus, que dependendo da região é chamado de Chico, Pai Chico ou Pai Francisco; Arlequim, que aparece como pajem; Catirina, Catarina, Catita ou ...
Boi Garantido
O festival remete à lembrança de escolas de samba em época de carnaval, pois os processos são semelhantes. Os desfiles abrangem fantasias, adereços, temáticas com alas e alegorias, mestre de cerimônias (apresentador) que narra o enredo, músicas e entre outros aspectos.
Parintins é uma cidade localizada no Estado do Amazonas e faz fronteira com o estado do Pará. A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações. ...
Foi campeão em 2010, 2012, 2015 (ano do cinquentenário do festival) e Bicampeão nos anos de 2017 e 2018.
Suas cores são o vermelho e o branco. É também conhecido como o “Boi do Povão”, “Boi da Paixão” e “Boi da Promessa”. O nome Garantido, com o qual Lindolfo batizou seu boi, deriva das batalhas de rua que tiveram seu auge nos anos 1950 e 1960.
Amo do boi: É o dono da fazenda e pai de Sinhazinha. Ele exige que seus vaqueiros cuidem e protejam o seu boi. No Festival de Parintins entoa versos exaltando o boi.
Graças alcançadas, surge em Parintins, em 20 de outubro de 1913, o boi-bumbá Caprichoso. Nome batizado pelos Cid que acataram a sugestão do advogado parintinense José Furtado Belém. Ele já conhecia outro boi-bumbá chamado de Caprichoso, que brincava no bairro Praça 14, em Manaus.
Considerada a segunda maior festa do Brasil, somente superada pelo Carnaval do Rio, o evento mostra o “Boi-Bumbá”, a disputa entre dois grandes grupos folclóricos da região, representados por 'bois' de pano: um branco com um desenho de coração vermelho na testa, chamado Garantido; um outro preto, com uma estrela azul, ...
Característico do Maranhão, o Bumba Meu Boi chegou ao estado de Amazonas sob a alcunha de "Boi-Bumbá". É no Festival Folclórico de Parintins que ele é conhecido por turistas todos anos. O evento, realizado desde 1965 no município amazonense de mesmo nome, ocorre sempre no último fim de semana do mês de junho.
1988
A capacidade de público do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, passará de 11 mil para 16,5 mil pessoas.
Esse festival cultural, que hoje é uma das maiores festas regionais do Brasil, começou oficialmente em 1965. ... O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus.