Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.
Segue a relação matemática que descreve molaridade: Massa Molar (MM) é a soma das massas atômicas dos elementos do soluto da solução. Exemplo: A MM da água é 18g, pois esta molécula é constituída por 2 átomos de hidrogênio de massa atômica 1g cada e 1 átomo de oxigênio de massa atômica 16g, a somatória é 18g.
m1 = C2.V2 ou n2 = M2.V2
''O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1.'' Sendo assim, a massa molar é a massa de 6,02 x 1023 entidades químicas e é expressa em g/mol.
Para calcular a concentração em quantidade de matéria de íons em solução, basta escrever a equação iônica e relacionar a proporção estequiométrica com a concentração da solução. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para determinar a concentração dos íons em uma solução é preciso observar a proporção de cátions e ânions na fórmula da substância e o seu grau de dissociação ou ionização.
Como calcular a massa molar?