Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos ou idades, a saber: Idade Antiga, Média, Moderna, Contemporânea. Essas divisões cronológicas da História são baseadas, ademais, por acontecimentos ocorridos na Europa.
A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens sapiens, há cerca de 300 mil anos.
A ordem das Eras Históricas é Pré-História, Civilizações Antigas, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão do tempo histórico surgiu na Europa e, por isso, tem fatos importantes na história europeia como divisores de eras. ... A Idade Média vai de 476 d.C. até 1453.
Resposta. Resposta: Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Resposta: O período anterior ao invento da escrita é conhecido como Pré-História, e utiliza-se o critério de material das ferramentas utilizadas pelo homem para divisão desses períodos, que são divididos em: neolítico, paleolítico, mesolítico e Idade dos Metais.
Resposta: Os quatro períodos da história são: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A história da filosofia costuma ser dividida em quatro grandes períodos: a Filosofia Antiga (séc. VII a.C. à V d.C.), a Filosofia Medieval (séc. V à XV), a Filosofia Moderna (séc. XVI à XVIII) e a Filosofia Contemporânea (séc.
Fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado, podendo ser fontes visuais (pinturas, gravuras, filmes), materiais (vestígios de civilizações passadas, como martelos, facas artesanais e esculturas), escritas (através de mapas e documentos utilizados no passado), e fonte oral, na qual o ...
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Resposta. Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas e orais. ... fontes materiais: objetos, peças e sítios históricos; documentos, fotos, pinturas, etc.
São exemplos de fontes históricas as obras de Plínio, os mantos dos tupinambás, os relatos orais dos sobreviventes do Holocausto, quadros como "Independência ou morte", de Pedro Américo, as ferramentas usadas pelos hominídeos e as ruínas dos templos gregos.
Os pedaços de cerâmicas, as pedras lascadas e polidas, as urnas funerárias com ossos humanos, as pinturas rupestres e toda a gama de achados arqueológicos são também fontes históricas, pois dizem respeito aos ancestrais do homem contemporâneo.
No campo histórico, podemos destacar como fontes orais:
Segundo a definição de Gallian (1996, p. 142): Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.
Resumo: O documento oral, reconhecido pelo seu valor histórico, tem como intuito preservar a memória das pessoas e servir como evidência ou prova de algum evento ocorrido. Ainda que pouco explorados no cenário arquivístico, constituem-se como importantes itens documentais em seus acervos.
Escritas: cartas, livros, bilhetes, revistas e jornais. Visuais: desenhos, álbuns, pinturas, pinturas rupestres e imagens. Orais: entrevistas, jornais na TV, documentários, filmes, séries. Cultura material: diversos objetos, habitação, artesanato, máquinas, roupas.
Para alguns historiadores tradicionais, os depoimentos orais são tidos como fontes subjetivas por nutrirem-se da memória individual, que, às vezes, pode ser falível e fantasiosa. No entanto, em História Oral, o entrevistado é considerado, ele próprio, um agente histórico.
Verificado por especialistas As fontes materiais são os objetos utilizados no passado na vida cotidiana das pessoas - ferramentas, utensílios domésticos, armas e etc -, que não foram produzidas, especificamente, visando uma função simbólica.
Fontes materiais podem ser documentos como relatórios e cartas, ou achados arqueológicos. Fontes imateriais podem ser hábitos culturais, modos de fazer (técnicas culinárias por exemplo). Os historiadores, sociólogos e antropólogos utilizam-se de vários elementos para melhor compreender seus objetos de estudo.
fontes materiais = cartas, pinturas, restos de roupas e escritas. imaterial = relatos orais, pensamentos e lembranças repassadas.
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.