Com extensão de 4.
A zona climática do clima subtropical, ou seja, a porção regional que é abrangida por esse tipo climático, possui características climáticas comuns. Nessas regiões o verão tem curta duração e as temperaturas são oscilantes entre 21°C e 30°C. No período de inverno a temperatura oscila entre 0°C e 10°C.
O clima subtropical é caracterizado por ter as quatro estações do ano bem definidas. ... Esse clima é o único domínio climático brasileiro que se encontra fora da faixa tropical, ou seja, localizado ao sul do Trópico de Capricórnio.
O clima subtropical ocorre nas regiões abaixo do trópico de Capricórnio. No Brasil abrange São Paulo, Paraná em sua maior parte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a porção sul de Mato Grosso do Sul. No clima subtropical, a temperatura média é de 18 ºC.
O clima Subtropical é típico da região sul do Brasil. A temperatura média é em torno de 18º C, com verões quentes e invernos frios, portanto com elevada amplitude térmica anual. A massa de ar Tropical Atlântica atua principalmente no verão e a massa de ar Polar Atlântica tem maior presença no inverno.
O Clima Subtropical é encontrado em áreas de médias latitudes, sendo que nestes ambientes começam a ser perceptíveis as quatro estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). As chuvas são bem distribuídas no decorrer do ano, com um elevado índice pluviométrico.
Porque ela se localiza nas áreas próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio. O clima subtropical é quente e a variação anual da temperatura. As chuvas são abundantes sendo bem distribuída o ano todo Nesse ambiente há a maior variabilidade de vegetais e plantas do planeta.
O clima desértico está presente em quase todos os continentes. A maior parte das regiões que possuem esse tipo climático está na zona intertropical, ou seja, nas latitudes médias e baixas, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer.
O clima semiárido está presente em diversas parte do mundo abrangendo partes da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), América do Sul (Venezuela, Equador, Argentina e Brasil), África (norte, central e sul), Europa (Espanha, Ucrânia, Rússia, Turquia), Ásia (Arábia Saudita, Iêmen, Cazaquistão, Mongólia, ...
O clima desértico é encontrado nas regiões de maior incidência de radiação solar: a faixa intertropical. Circundando o globo terrestre, encontramos o clima desértico nos continentes: África - Na porção norte, está o grande deserto do Saara.
Os desertos quentes ocorrem na América do Norte, Austrália, Ásia e África. Eles apresentam períodos úmidos e quentes e alguns podem passar anos sem chuvas. Entre os exemplos estão o deserto do Saara e do Atacama. Os desertos frios localizam-se na região central dos continentes da Ásia e América do Norte.
Está presente em mais de dez países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão. Estende-se ainda pela Etiópia, por Djibuti e pela Somália, onde recebe denominações locais.
Os maiores desertos do mundo
Deserto do Saara
Saara
Em suma, esse é o caso da Antártica, o maior deserto do mundo, localizado no polo sul da Terra. Essas áreas são conhecidas como desertos polares. Portanto é uma região habitável apenas para pesquisas, com uma vegetação escassa e animais adaptáveis ao clima gelado como baleias, focas, pinguins, gaivotas dentre outros.
Lista de desertos por área