As soluções que apresentam pressão osmótica (PO) aproximadamente igual aos fluidos corporais são ditas isosmóticas, ou seja, apresentam a mesma tonicidade que os líquidos orgânicos (isotônicas). ... Pressão osmótica a diferença na concentração de soluto dentro e fora da célula origina a pressão osmótica.
Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica.
Solução hipertônica ou hipertónica é a solução em que a concentração de soluto "a" é maior que a concentração "b" de uma outra solução, separada da solução "a" por uma membrana semipermeável.
Em supermercados, vemos bebidas que se dizem isotônicas; o que significa que seus sais minerais apresentam a mesma concentração ou concentração semelhante à concentração dos sais nos líquidos ou fluidos do corpo humano, como o suor, por exemplo.
INFORMAÇÕES DO PRODUTO Soro fisiológico é uma solução que contêm 0,9% de cloreto de sódio (NaCl) em água destilada, ou seja, cada 100mL de água contém 0,9 gramas do sal.
Para que serve o Soro fisiológico. O soro fisiológico, também conhecido por cloreto de sódio a 0,9%, é uma solução salina esterilizada utilizada para fazer perfusões na veia em casos de diminuição de líquidos ou sal no organismo, limpeza dos olhos, do nariz, queimaduras e feridas ou para fazer nebulizações.
Geralmente a concentração do soro fisiológico é de 0,9% em massa o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas do referido sal. De um modo geral, pode afirmar-se que uma embalagem de 1 litro de soro fisiológico contem 9 gramas de cloreto de sódio.
1. Receita usando colher de sopa
1 colher de café de sal de cozinha ou marinho Uma dica é o sal de saquinho, cada um possui 1g, então seriam 2,5 saquinhos para 250ml de água. Outra dica é experimentar, o soro tem mais ou menos o sabor da lágrima.
O melhor cômodo para fazer esse processo é o banheiro. Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.
Evite água boricada e soro fisiológico O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.
Veja como fazer corretamente a higiene de seus olhos, passo a passo:
"Para manter a umidificação dos olhos, o melhor é pingar um lubrificante prescrito pelo médico. Sem alternativa, o soro pode ser usado, mas prefira o produto em versão flaconete, que é pequena e pode ser descartada após o uso", indica o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo.
Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular:
O soro fisiológico é uma solução salina esterilizada utilizada para fazer perfusões intravenosas em casos de diminuição de líquidos ou sal no organismo, além disso, o soro fisiológico também pode ser utilizado para fazer a lavagem esterilizada de tecidos como olhos, bexiga, nariz, queimaduras e feridas ou para ...
O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.
Relestat. O Relestat é um colírio com ação antialérgica, indicado para o tratamento e prevenção dos sintomas como irritação e coceira nos olhos, que podem indicar conjuntivite alérgica. Ele começa a agir cerca de 1 hora após a aplicação e seu efeito dura por até 8 horas.
A vermelhidão associada aos olhos vermelhos vem de vasos sanguíneos expandidos na superfície do olho devido a uma inflamação, geralmente de algum tipo de irritação ou infecção. Na maioria das vezes a inflamação que provoca olhos vermelhos ocorre na membrana que recobre o branco dos seus olhos e que reveste a pálpebra.
Você exagerou na folia e ficou com os olhos vermelhos.
Os olhos vermelhos são um problema ocular bastante comum, cuja gravidade varia, desde problemas quase insignificantes até graves doenças dos olhos. Habitualmente, o olho vermelho resulta da dilatação dos vasos sanguíneos conjuntivais que pode ser devida a inflamação, secundária a algum tipo de irritação ou infeção.
Os olhos azuis tem menos melanina que os olhos verdes mas tem mais melanina que os olhos violetas e vermelhos (os olhos vermelhos na realidade não possuem coloração por ausência melanina e adquirem a coloração vermelha devido a circulação do sangue no interior dos olhos, comum nas pessoas albinas).
O que fazer: lavar o rosto com água fria e remover completamente os vestígios de cremes ou maquiagem, e aplicar um colírio lubrificante ou algumas gotas de soro fisiológico nos olhos, mantendo-os fechados por alguns minutos. Colocar uma compressa gelada também pode ajudar a desinchar os olhos e acalmar a irritação.