Todos os materiais (estrutura) estão sujeito a algum tipo de esforço, são eles; tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção. Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citar são; elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductibilidade, tenacidade, etc.
A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos. Isso é importante por diversos motivos, dentre eles está o fato de que estudando os materiais, podem-se conhecer as suas propriedades e assim estabelecer um uso apropriado para eles.
Engenheiros e arquitetos aconselham observar na hora de comprar o material de construção a solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento, a beleza que ele dá à obra. ...
Nenhuma obra é feita sem uso de materiais de construção. Sua qualidade e durabilidade garantem a qualidade e durabilidade da edificação. Algumas propriedades fazem com que eles sejam adequado ao uso, entre eles estão: a resistência, a trabalhabilidade, a durabilidade, a higiene e a segurança.
Além de cuidar dessas etapas, o arquiteto também realiza o planejamento da compra de produtos e de insumos para a obra. ... Por conhecer diversos materiais, o arquiteto consegue atender a todos esses objetivos sem precisar abrir mão da qualidade e da estética.
Assim, o desenvolvimento de novos materiais tem a importância de impulsionar melhorias nas tecnologias existentes, como por exemplo, produzir placas solares mais eficientes e mais baratas, e promover o desenvolvimento de outras, como por exemplo, baterias mais eficientes.
Durante muito tempo, os novos materiais que surgiram da combinação dos elementos encontrados na natureza quase sempre eram descobertos empiricamente, por exemplo, fundindo-se metais diferentes em várias proporções, para formar ligas mais leves, mais resistentes, mais maleáveis etc.
– Amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance. Podem apresentar ordenação de curto alcance. Nos materiais cristalinos, denomina-se estrutura cristalina à maneira como átomos, moléculas ou íons se encontram espacialmente arranjados.
Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) ... Vidro sendo moldado: material amorfo.
As estruturas amorfas, também chamadas de estruturas vítreas são formadas por arranjos atômicos aleatórios e sem simetria ou ordenação de longo alcance. Este tipo de estrutura pode ser encontrado em gases, em líquidos e em certos sólidos, representados basicamente pelos vidros.
De acordo com a sua estrutura molecular, o vidro não é classificado nem como líquido nem como sólido, mas sim como um sólido não cristalino ou, simplesmente, um sólido amorfo. Sólidos cristalinos são aqueles que apresentam um padrão de simetria em sua composição molecular.