Os tipos de motor de combustão interna mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel. Eles estão presentes principalmente nos meios de transporte, como carros, caminhões e motocicletas.
O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados.
Os principais componentes de um motor de combustão interna se dividem em dois grupos, os componentes fixos compostos pelos seguintes elementos: bloco do motor, cabeçote e o cárter; e componentes móveis: pistão ou êmbolo, camisas, biela, árvore de manivelas ou virabrequim, válvulas de admissão, válvulas de escape e ...
O bloco é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada. O cárter é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo.
As válvulas são as peças que vedam as estruturas compostas na câmara, mantendo a combustão ao escapamento. Além disso, são responsáveis por gerar a abertura aos gases. Para que ocorra um ciclo completo, é necessário que as válvulas de admissão capturem o combustível e o ar.
A biela do motor é uma peça pequena que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. ... Sua parte superior, também chamada de pé, se conecta ao pistão, e a parte inferior, ou cabeça, fica ligada ao virabrequim, gerando um movimento circular entre as partes.
Há um mito de que a biela entorta ou quebra por causa da potência do carro. Porém, a causa mais comum de falhas na biela é a falta de lubrificação, que pode acontecer por diversos motivos. O mais frequente é a quebra do filme de óleo, que fica entre o munhão do virabrequim e a bronzina.
A Bronzina é um tipo de mancal, também designada por capa, bucha ou casquilho, é utilizado para reduzir o atrito e servir de apoio e guia para peças giratórias, deslizantes ou oscilantes de um conjunto mecânico (por exemplo um motor), sejam estas eixos ou rodas sobre eixos, como virabrequim, bielas e comandos de ...
Significado de Casquilho adjetivo, substantivo masculino Que, ou o que é da última moda, muito enfeitado. Homem que se veste no rigor da moda; peralta, janota.
“O primeiro motivo é o pino do pistão que, ao contrário do que parece, possui um deslocamento, ou seja, ele não está centralizado na peça. Normalmente, esse deslocamento é dirigido para o lado de maior pressão de contato com o cilindro. ... O segundo motivo que determina o correto posicionamento do pistão é o topo da peça.
Mas afinal, para que serve o pistão? Essa peça que chamamos de pistão, é o fragmento de maior ação e atividade dentro do motor. Para o bom funcionamento da moto, o pistão deve resistir ao calor, atrito e inércia, além de suportar as vibrações causadas pelo virabrequim e pelo comando de válvula.
Significado de Pistão Peça movível pela pressão de um fluído; êmbolo. Etimologia (origem da palavra pistão). Do francês Piston.
O conjunto de anéis e mola de expansão tem a finalidade de remover o lubrificante do cilindro no movimento de descida do pistão, os anéis fazem a raspagem, a mola assegura a pressão dos anéis contra o cilindro, o óleo removido pelos anéis percorre dois caminhos até chegar ao cárter: os canais internos e também as ...
O pistão ou êmbolo ou piston de um motor é uma peça cilíndrica normalmente feita de alumínio ou liga de alumínio, que se move no interior do cilindro dos motores de explosão.
A diferença entre um Pistão forjado e um pistão fundido está no fato de que as peças feitas pelo processo de fundição (onde o metal derretido é derramado em moldes) resultam em peças menos resistentes devido a presença de espaços entre as moléculas do metal.
A bronzina é uma pequena peça feita de diferentes materiais e que tem como função alojar outras peças como a biela e o eixo. A bronzina reduz o atrito das peças internas e móveis do motor com as peças estáticas, reduzindo assim o desgaste destes itens.
São aqueles tradicionais riscos e ranhuras em ângulo que ficam por dentro das peças. Essas marcas na peça ajudam no controle de consumo e retenção de óleo para lubrificação da parede dos cilindros, além de ajudar na dissipação de calor entre os anéis e o cilindro, que varia conforme cada tipo de rugosidade.
O contato entre o pistão e o cilindro é feito através dos anéis de segmento, ou simplesmente anéis. ... Uma outra função secundária dos anéis é permitir a troca térmica entre o calor do pistão e a parede do cilindro, contribuindo para o controle da temperatura do motor e evitando a fusão do pistão pela alta temperatura.
Instalação
Despeje vinagre no cilindro até que cubra o pistão. Adicione a mistura de óleo penetrante e limpador de freio e utilize a ponta achatada do fio de cobre para mexer os fluidos ao redor do pistão e do cilindro.
2 - É necessário soltar o amortecedor, deixar o corpo preso (fixo) e, com alicate ou chave, rodar a haste (pistão) prateada 10 vezes para direita e outras 10 vezes para esquerda para amaciar o amortecedor. Coloque no lugar e force na primeira descida, que é firme. Basta forçar e estará resolvido.