Classificação química dos hormônios Existem quatro grupos químicos de hormônios: peptídeos, esteróides, aminas e eicosanóides. Cada grupo tem diferentes características quanto a sua forma de síntese, armazenagem, meia- vida, forma de transporte no sangue e mecanismo de ação.
Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios. Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos.
Hormônios são moléculas responsáveis por ativar e controlar diversos processos do corpo humano, como o metabolismo, o crescimento e a sexualidade. Portanto, eles são indispensáveis para o organismo.
Pelo contrário, as hormonas hidrossolúveis não podem atravessar a membrana, e os seus receptores são proteínas inter-membranares. Neste caso, as mudanças conformacionais provocadas pela ligação da hormona desencadeiam processos rápidos de activação (ou desactivação) de proteínas já presentes na célula.
Os hormônios protéicos/peptídicos são hidrossolúveis e ligam-se a moléculas de água, de modo que a entrada na célula é limitada pelo tamanho da molécula. Este tipo de hormônio liga-se a receptores de membrana celular e a interação entre o hormônio/receptor irá desencadear uma série de respostas celulares.
Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidas pelas glândulas endócrinas. No corpo humano, os hormônios são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros.
Todos os demais hormônios são proteicos. Esta é a principal classe de hormônios e incluem hormônio de crescimento, insulina, ocitocina, vasopressina, glucagon, etc. Por serem proteicos esses hormônios são hidrofílicos. Existem algumas diferenças básicas entre os hormônios esteroides e proteicos./span>
Os tipos de hormônios
Os hormônios femininos têm diferentes funções:
Os hormônios produzidos são: adrenocorticotrófico (ACTH), tireotrófico (TSH), gonadotróficos ou luteotrófico (LH), folículo-estimulante (FSH), prolactina (PRL) e de crescimento (GH). 4./span>
O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise.
ACTH = hormônio adrenocorticotrófico ( corticotrofina); FSH = hormônio folículo-estimulante; GH = hormônio do crescimento; LH = hormônio luteinizante; TSH = hormônio estimulador da tireoide.