Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Podemos observar duas organizações corporais básicas no corpo dos cnidários: os pólipos e as medusas. ...
A palavra cnnidarios ou celenterado deriva do grego Koilos, que significa 'compartimento', 'cavidade', e entheron, que diz respeito a 'intestino'. A palavra cnidário deriva do grego knidos e significa 'urticante', 'que queima'. Os celenterados podem apresentar-se sob duas formas: pólipos ou medusas.
Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida.
Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
Células urticantes são células queimantes, que em contato com a presa lançam um filamento com substâncias tóxicas. Presente nos Cnidários os quais são exemplos: Medusas e Anêmonas-do-mar. O nome da célula urticante presente nos cnidários é cnidoblasto ou cnidócito.
As células urticantes são os cnidoblastos, células de defesa características dos celenterados ou cnidários. os cnidócitos, sao capazes de injetar um minúsculo espinho, o nematocisto que contém uma toxina ou material mucoso. ... Dentro do cnidoblasto existe um líquido tóxico mantido sob pressão.
Cnidoblastos, são exclusivos dos cnidários.
Água-viva também não tem cabeça, sistema circulatório e órgãos para respiração e excreção. Sua boca está na parte inferior do corpo e está conectada a uma cavidade central preenchida com estruturas semelhantes a pelos chamadas cílios que ajudam a transportar alimentos e outros materiais por todo o corpo.
Respiração nos cnidários Os cnidários não possuem sistema respiratório. Nesses animais, as trocas gasosas ocorrem na superfície corporal por meio do processo de difusão.