POROSIDADE PRIMÁRIA - Esfericidade das partículas. - Empacotamento. - Distribuição do tamanho dos grãos. POROSIDADE SECUNDÁRIA - Material de cimentação.
substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é poroso; qualidade do que possui muitos poros. ... Etimologia (origem da palavra porosidade).
Porosidade efetiva para fluxo (nef): relação entre o volume total de espaços vazios interconectados e por onde um fluido possa transitar e o volume total da rocha ou sedimento.
A porosidade do solo interfere na aeração, condução e retenção de água, resistência à penetração e à ramificação das raízes no solo e, conseqüentemente, no aproveitamento de água e nutrientes disponíveis (TOGNON, 1991).
Permeabilidade absoluta, permeabilidade efetiva e permeabilidade relativa. A permeabilidade absoluta é uma característica intrínseca do meio poroso em transmitir fluidos. Quando mais de um fluido preenche os poros de um material, a presença das demais fases interfere no escoamento de uma fase fluida.
A permeabilidade magnética, cujo símbolo é , é uma constante de proporcionalidade, dependente do material e da sua preparação, que relaciona a indução magnética do material num determinado ponto, em função do campo magnético existente no ponto.
Para o ar é de 1, Como se vê, é um valor muito próximo do correspondente ao vazio. Para o alumínio é 1,000 02. As substâncias diamagnéticas têm valores da permeabilidade relativa ligeiramente inferiores a 1.
Materiais ferromagnéticos: - Permeabilidade muito maior que 1, µ >> 1; - Exemplos: ferro, níquel, cobalto, cromo, etc.
Porque nos materiais ferromagnéticos, os momentos magnéticos atômicos estão todos alinhados paralelamente entre si, dando origem a um forte momento de dipolo em escala macroscópica, ou seja, apresentando magnetização muito mais intensa do que aquela que pode ocorrer em substâncias paramagnéticas ou diamagnéticas.
Metais que não são magnéticos Os principais exemplos incluem cobre, ouro, prata, chumbo, alumínio, estanho, titânio, zinco e bismuto. Esses elementos e suas ligas são diamagnéticos. Ligas não magnéticas incluem latão e bronze .