Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, philosophia, literalmente "amor pela sabedoria") é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver.
O papel da Filosofia do Direito é contribuir com uma formação holística, humanística e capaz de levar a uma leitura reflexiva do fenômeno jurídico; teria, portanto, a função de instigar o profissional do Direito a uma visão mais completa e complexa do fenômeno jurídico que supere a visão meramente técnica e praxista; ...
Isso porque o dualismo é incoerente para solucionar o problema mente-corpo, pois postula a existência de dois tipos de coisas ou propriedades, enquanto que o materialismo postula a existência apenas de coisas materiais. Sendo assim, ambas concordam que o físico é não mental e o mental é não físico.
O dualismo de predicado alega a irredutibilidade de predicados mentais a predicados físicos.