Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. ... As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.
órgão
Alguns aspectos comuns prevaleceram na arte barroca: o predomínio da razão sobre a emoção, a representação do drama humano trazida à cena pela expressividade do gesto teatral grandiloquente, pelos exageros, pelos excessos de sua ornamentação vivaz, pela monumentalidade das dimensões iluminadas, extraordinariamente, por ...
Suíte barroca As principais danças eram: ... Sarabanda: dança latino-americana e espanhola, adotada na Itália e modificada na França, com andamento mais lento e em 3/2. Giga: dança inglesa, com duas variantes, a francesa e a italiana.
A dança barroca é a dança da era barroca (aproximadamente 1600-1750), intimamente ligada à música, teatro e ópera barrocas. A dança barroca é o que hoje é comumente chamado de dança da corte, primeiro francesa e depois por toda a Europa, dos séculos XVII e XVIII, para estar em forte conexão com a música barroca.
As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jônico (modo "maior") e o modo eólio (modo "menor").
Objetivos da dança Devido ao seu caráter histórico, a dança pode ser aplicada a vários contextos: ... Seu trabalho contribuiu para áreas da Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física.
O espaço na Dança. Acontece em qualquer dança: podemos trabalhar o espaço de forma concreta e específica, em diagonal por exemplo, ou utilizando o todo o espaço disponível.
Classificação e gêneros Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa,kizomba, valsa, forró, etc.); dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado, gavota).
Resposta:Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa,kizomba, valsa, forró, etc.); dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado, gavota).
Resposta. Quanto Origem: Dança folclórica, trata-se de uma forma tradicional de dança recreativa do povo. ... Dança cénica ou performativa, quando se utiliza a dança não só para mostrar a técnica mas, para entretenimento com o objectivo, por exemplo, de contar uma história. Exemplos: ballet, sapateado, dança contemporânea.
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios. Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado); • dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc); dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado).
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
Festas Folclóricas em Pirenópolis, Goiás, Brasil... As Cavalhadas foram encenadas pela primeira vez em 1826, por iniciativa do padre Manuel Amâncio da Luz, quando imperador. Sua origem é portuguesa. Representa a luta travada entre os mouros e cristãos no ano 800 DC.
Danças que trabalham o corpo todo