A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; ...
A Psicologia possui um campo de estudo próprio, que se confunde, porém, com outras ciências, como a Filosofia, a Sociologia e a Biologia. Ao ter como objeto de estudo o homem, a Psicologia se alinha às outras ciências na busca por compreender as ações e fenômenos característicos dos seres humanos.
A psicologia como ciência humana, permite ter um conhecimento abrangente do homem, sobre o mundo que o cerca, sobre suas emoções, seus sentimentos, inquietude, angústias, questionamento aprendizagem, sobre seu desenvolvimento e com isso um conhecimento maior sobre a vida .
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica a Psicologia como sendo parte das Ciências Humanas. Junto com áreas como a Sociologia, Antropologia, Filosofia e História, compreende o estudo do ser humano a partir de suas produções e relações sociais.
Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920). É aqui que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram as competências de trabalho experimental para estudar a mente.
Tendo em vista o que foi falado acima, a psicologia é considerada uma ciência quando utiliza os métodos das outras ciências, ou seja, quando estabelece hipóteses e as testa em laboratório. ... Curiosamente, para quem não sabe, psique (psicologia é psique+logia) significa alma em grego.
Assim, a psicanálise coloca-se em série com um conjunto de considerações eminentemente epistemológicas, e que portanto não são exteriores à ciência.
O termo se originou de Edward Titchener, um psicólogo americano que havia sido treinado por Wundt. O estruturalismo baseou-se na introspecção treinada. ... Foi ele quem abriu o primeiro laboratório dedicado à psicologia em 1879. Essa abertura é geralmente vista como o início da psicologia moderna.
QUE A PSICOLOGIA POPULAR E O SENSO COMUM NÃO TÊM? ( Os detractores da psicologia afirmam que de psicologia todos sabemos um pouco, que a psicologia não passa de um senso comum esclarecido, que tem por objectivo confirmar o óbvio e em re- descobrir o que já se sabe.