Qual é a assistência de Enfermagem básica com pacientes em disfunção tireoidiana?
Os pacientes com hipotireoidismo subclínico costumam ter TSH um pouco elevado, entre 5,0 e 10,0 mU/L, e um T4 livre normal, entre 0.
É o exame considerado pelos mais importantes polos de triagem de doenças neonatais como o mais indicado para a detecção precoce do hipotireoidismo congênito, devido à sua elevada sensibilidade e especificidade (os raros casos falso-negativos são os de hipotireoidismo secundário e terciário).
O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.
O hipotireoidismo é uma redução na produção do hormônio da tireoide. O hipotireoidismo no recém-nascido pode ocorrer se houver um problema estrutural na glândula tireoide. Os sintomas podem incluir atraso no crescimento e no desenvolvimento com o passar do tempo.
Hipertireoidismo em bebês e crianças. O hipertireoidismo é o aumento da produção do hormônio da tireoide. A doença de Graves é a causa habitual do hipertireoidismo, mas nódulos ou inflamação da glândula tireoide, medicamentos e infecções também podem ser causá-la.
Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são cansaço, fraqueza, desânimo, câimbras frequentes, dificuldade de concentração e falhas de memória. Já o hipertireoidismo é o oposto: há muito T3 e T4 circulando, o que gera taquicardia, insônia, fome e suor excessivo.
Já nas crianças mais velhas e nos adolescentes os sintomas são parecidos aos do hipotireoidismo em adultos, como fadiga, constipação, pele áspera, ganho de peso, além de redução no crescimento e atraso no início da puberdade.
Alimentos como amendoim, couve-de-bruxelas, mandioca, mostarda e rabanete também devem ser consumidos com moderação por quem possui hipotireoidismo. De acordo com a nutricionista, eles podem interferir na absorção de iodo e acabar provocando a deficiência hormonal. Então, tente moderar as porções desses alimentos!
A tiróide é uma glândula, localizada na região anterior do pescoço e produz as hormonas conhecidas como T3 e T4, que são essenciais para a vida.
A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
Como é mais comum a mulher ter problemas de tiroide, principalmente a partir da meia-idade, há a recomendação para que passe a acompanhar, a partir dos 40 anos, o desempenho da glândula, por meio de exames. Ainda mais se na família já houver casos de doenças de tiroide.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.