Citaremos agora os principais:
Observe que tudo aquilo que em você gera fascínio, irá te guiar para encontrar o seu gênero, seja por religião, história, fantasia ou erotismo. Se você é do tipo que prefere os livros finos, procure por crônicas, poemas ou contos. São formatos que se aproximarão mais do que te dará prazer em ler.
Aquilo que traduz o apegamento do leitor à obra de arte literária. 79-80), como se a capacidade de se gostar ou não de uma obra de arte literária fosse determinada por uma questão de bom ou mau temperamento. ...
Gêneros literários podem ser definidos como uma categorização dos diversos tipos textuais que são escritos e publicados. Essa forma de organização iniciou-se na Grécia Antiga, sobretudo pela obra de Aristóteles, que separou e definiu os gêneros épico, lírico e dramático, no livro Arte Poética.
Bibliófilo: colecionador ou amante de livros. Um termo habitualmente usado para designar uma pessoa que gosta de ler. Mas vai muito além disso. É alguém que não só gosta (muito) de ler, como se encanta com o aspeto dos livros, o cheiro do papel e da tinta, o toque das folhas.
Os gêneros literários são como grupos familiares que reúnem nas mesmas categorias obras com atributos semelhantes. Estes textos são organizados conforme suas propriedades formais. ... Todos os gêneros, porém, partem de uma classificação padrão, adotada desde a Antiguidade: narrativo ou épico; lírico e dramático.
Romances
De acordo com a publicação, a lista é a seguinte:
São não literários: a notícia, o artigo acadêmico, a ata, relatórios de pesquisa, manuais de instrução, a reportagem, a receita, o e-mail, carta pessoal, comercial, entrevista, carta ao leitor, carta do leitor, entre outros.
Romance. Conto. Poema.
→ Gênero narrativo ou épico:
Significado de Lírico adjetivo Sentimental; repleto de sentimento. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. Diz-se da obra composta para o canto ou para ser musicada. [Por Extensão] Diz-se do poema em que o autor revela suas emoções.
Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Portanto, em uma poesia de Camões, por exemplo, não é o poeta Camões, um homem de carne e osso, que se expressa, mas o eu lírico criado por ele. ...