Em nossa história, os principais movimentos migratórios foram: ... Migração de nordestinos para a Amazônia, devido ao ciclo da borracha; Migração de nordestinos para Goiás, na década de 1950 (construção de Brasília); Migrações de paulistas para Rondônia e Mato Grosso, na década de 1970.
As migrações inter-regionais são aquelas que ocorrem dentro do território nacional e entre as regiões geográficas. Na história do Brasil, as migrações dessa espécie estiveram e ainda estão relacionadas a ciclos econômicos, que atraem a população que busca conquistar melhorias econômicas e benefícios sociais.
O comércio inter-regional contribui para promover o crescimento econômico de determinada região. Segundo Hidalgo e Vergolino (1998), as trocas comerciais do Nordeste com as demais regiões do país, representam um importante elemento de crescimento regional.
A região com mais migrantes é o Centro-Oeste, onde 35,8% da população é proveniente de outros estados. A região Nordeste é a que apresenta menor número de migrantes, com 7,6% da população originária de outras unidades da federação.
Que se faz ou se situa dentro de uma região. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: intrarregional.
a) Migração inter-regional: que ocorre de um Estado para outro. ... b) Migração intra-regional; que ocorre dentro do mesmo Estado. Levando-se em consideração o tempo de permanência do migrante, tem-se: Migração definitiva – em que a pessoa passa a residir permanentemente no local para o qual migrou.