Gilberto Freyre é sem dúvida reconhecido como um dos maiores nomes da Sociologia no Brasil.
Os principais expoentes destas décadas foram Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes. Darcy Ribeiro dedicou especial atenção à questão indígena no Brasil, Florestan Fernandes desenvolveu trabalhos sobre a questão dos negros do país e criou uma corrente sociológica específica do nosso país.
Nas décadas de 1950 e 1960, os principais temas das pesquisas sociológicas estavam ligados ao trabalho no campo e nas indústrias, as relações de desigualdade e exploração nas relações de trabalhistas, a dependência econômica do mercado externo, a reforma agrária e o fortalecimento de movimentos sociais.
Azevedo em seu livro Princípios de Sociologia (Edições Melhoramentos: São Paulo, 9ª ed., 1958) apresenta uma síntese histórica da Sociologia no Brasil na qual distingue três fases: A primeira iria da segunda metade do século XIX, até 1928, e seria anterior ao ensino e a pesquisa; a segunda é marcada pela introdução da ...
A institucionalização acadêmica da Sociologia no Brasil ocorreu em meados da década de 1930, com a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (1933) e com a criação da Seção de Sociologia e Ciência Política da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (1934).
“Essa primeira fase é caracteriza-se pela busca da cientificização das explicações sobre a natureza e a sociedade”, estando o pensamento social sobre forte influência do iluminismo, positivismo e evolucionismo e a presença de vários especialistas autodidatas e a implantação do ensino de Sociologia em cursos não ...
Início da Sociologia no Brasil?
Em que período a Sociologia brasileira se consolida academicamente e quais são seus principais representantes? Final do século XIX, com a Guerra de Canudos, surgia as primeiras luzes da sociologia brasileira com Euclides da Cunha, depois Gilberto Freyre, Caio Prado Jr.
Assim, o início do estudo da sociologia estava atrelado com as temáticas dos trabalhadores, por conta do sistema econômico que o Brasil passava, os estudiosos deram prioridade nos estudos da industrialização e os processos relacionados a reforma agrária e movimentos sociais urbanos e rurais.
O movimento armado de 1935, conhecido como “levante comunista”, contribuiu para a chegada da sociologia no Brasil.