Entre os principais eventos que marcam a deflagração das revoltas nativistas, destacamos a Revolta dos Beckman (1684, Maranhão); a Guerra dos Emboabas (1707, Minas Gerais); a Guerra dos Mascates (1710, Pernambuco); e a Revolta de Filipe dos Santos (1720, Minas Gerais).
Das discussões influenciadas pelo Iluminismo, que combatia o Antigo Regime e propunha uma nova ordem político-econômica-social os inconfidentes estabeleceram como objetivos a proclamação da república (embora alguns defendessem uma monarquia constitucional), a transferência da capital do Rio de Janeiro para São João Del ...
Resposta. Para mim a Conjuração Mineira de 1789.
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
Resposta: Os líderes são mostrado s de uma forma a parecerem heróis, grande símbolos de uma revolta. -Eles pertencia a alta classe da sociedade e nisso é importante lembrar que conjurarão baiana fio um movimento bem elitista.
Entre os principais líderes do movimento destacaram-se os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus Nascimento. Os quatro conjurados eram negros e pardos, e foram condenados à forca.
-Estao representando como eles pertenciam a alta classe da sociedade; -Eram os conjurados baianos,pelo povo; -Nobreza,como alta classe; ... Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial.
A Conjuração (ou Inconfidência) Mineira terminou com a prisão de todos os seus participantes (inicialmente condenados em grupo à morte, pena depois substituída pela prisão, exílio, espólio, alguma absolvições e a morte apenas de Tiradentes) e sem atingir nenhum dos seus objetivos.
1798 – 1799