As principais ideias de santo Agostinho: O livre arbítrio Mas se o mal não é nada, sendo ausência de Deus, como e quando o mal começou? Quando Deus começou a ser ausente de alguma forma. Segundo santo Agostinho, e este é mais um tema importante de filosofia medieval, Deus fez as criaturas intelectuais com liberdade.
Durante doze anos foi seguidor de Mani, profeta persa que pregava uma doutrina na qual se misturavam Evangelho, ocultismo e astrologia. Segundo Mani, o bem e o mal constituíam princípios opostos e eternos, presentes em todas as coisas. O homem não era culpado por seus pecados, pois já trazia o mal dentro de si.
Filósofo e teólogo, Santo Agostinho é considerado um dos pais do pensamento moderno cristão ocidental. Seus ensinamentos criaram um sistema teológico poderoso e de influência duradoura. Santo Agostinho tentou munir a fé de argumentos racionais, buscando uma conciliação entre o cristianismo e a filosofia grega.
O cristianismo contribuiu com a filosofia uma vez que é uma forma de pensar, um ponto de vista. Toda forma de pensar é bem vinda na filosofia, uma vez que a filosofia não julga a veracidade ou falsidade de um fato, apenas estuda e tenta entender.
Assim como Platão, Santo Agostinho demonstra a superioridade da alma sobre o corpo, condição esta presente no pensamento cristão daquele período. ... A passagem de Santo Agostinho aponta para a idéia de que o corpo permite a percepção das coisas externas, enquanto que a razão permite o conhecimento das coisas internas.