Ademais, dependendo de sua localização os músculos podem ser:
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária.
estriado esquelético
Funções dos Músculos: a) Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Os músculos do membro inferior podem ser divididos em músculos do quadril, músculos da região glútea, músculos da coxa, músculos da perna e músculos do pé. É um músculo plano e triangular que está situado na fossa ilíaca e é recoberto parcialmente pelo m. psoas. É um músculo volumoso e fusiforme.
Músculos do Quadril
Membros inferiores. Os membros inferiores do corpo humano são formados por quadril, coxas, pernas e pés. Esse conjunto de membros, também chamados de MMII, são responsáveis pelo equilíbrio, sustentação e locomoção do corpo.
Os músculos posteriores superficiais são os três músculos glúteos (glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo), e o tensor da fáscia lata. Por sua vez, os músculos posteriores profundos são o piriforme, o obturador interno, o obturador externo, o gêmeo superior, o gêmeo inferior e o quadrado femoral.
As Articulações do Membro Inferior. As articulações do membro inferior são basicamente articulações sinoviais. Sendo as mais importantes: articulação do quadril, articulação do joelho, articulação do tornozelo e as articulações do pé.
Existem cinco músculos no compartimento anterior da coxa: sartório e os quatro músculos do quadríceps; reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio. Um outro músculo da região anterior do joelho é o pequeno músculo articular do joelho, que se encontra ocasionalmente fundido com o vasto intermédio.
Os isquiossurais ou isquiotibiais são um conjunto de 3 músculos localizados na região posterior da coxa. Recebem este nome por originarem-se no ísquio e terem como inserção distal os ossos da perna (tíbia e fíbula). Tais músculos são o semimembranoso, semitendíneo e a porção longa do bíceps femoral.
Os músculos serráteis (serreados) posteriores são dois músculos finos e superficiais do dorso, que se encontram sobre a musculatura dorsal intrínseca.