O que é eletrocardiograma e para que serve?
No caso do eletroencefalograma com mapeamento cerebral, um verdadeiro 'mapa' das regiões cerebrais é disponibilizado para análise imediata. Por meio deste mapeamento elétrico cerebral, se torna possível identificar quais são as partes do cérebro que se responsabilizam pelo controle de determinadas tarefas e funções.
Passando pelo exame físico, verificaremos o tônus, a força muscular, a sensibilidade, os reflexos, a postura, o equilíbrio e tudo aquilo que possa dar suporte as atividades de vida diária como o equilíbrio, por exemplo.
Significado de Neurológico adjetivo Relacionado com a especialidade médica que se dedica ao estudo das doenças do sistema nervoso central ou periférico. Refere-se à neurologia, essa especialidade médica.
O neurologista é um médico clínico que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas. Doenças neurológicas são aquelas que atingem o sistema nervoso, formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.
O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.
De forma simples e resumida, o neurologista se preocupa mais com alterações estruturais, anatômicas, enquanto o psiquiatra foca nos problemas mentais, com manifestações psicológicas.
O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência em psiquiatria. É responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo.
Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.
Como convencer alguém a fazer uma consulta com psiquiatra?