Os principais monumentos da Arquitetura Grega foram cinco (das sete) Maravilhas do Mundo Antigo: o Farol de Alexandria, o Colosso de Rodes, o Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Ártemis e a Estátua de Zeus.
Os templos gregos caracterizavam pelas impressionantes beleza e perfeição. Possuíam pinturas e estruturas que representavam cenas do cotidiano, de acontecimentos da história grega e também diversos temas religiosos e da mitologia.
Arquitetura Grega Os grandes templos erguidos pelos gregos tinham o propósito de prestar culto aos seus deuses. Uma das suas características é a utilização das colunas e a simetria entre a entrada e os fundos do templo.
Os templos gregos eram estruturas construídas para abrigar estátuas de divindades dentro dos santuários gregos na antiga religião grega. Os interiores do templo não serviam como locais de reunião, uma vez que os sacrifícios e rituais dedicados à respectiva divindade aconteciam fora deles.
Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso, como culto. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real.
Faziam também rituais religiosos nos templos ou nas chamadas “clínicas”. Os lugares tinham boa ventilação, iluminação e alguns cuidados que evitavam a contaminação. O grego Hipócrates introduziu os princípios de racionalidade médica e ética, que até hoje são referências (lembram do juramento de Hipócrates?).
Foi na Grécia que o sistema hospitalar deu seus primeiros passos. As “Clínicas de Esculápio” visavam dar atendimento individual ao cidadão grego, por meio de ervas, repouso, purgantes, banhos térmicos e rituais religiosos.
Especificamente, os antigos gregos acreditavam que a saúde era afetada pelos humores, localização geográfica, classe social, dieta, trauma, crenças e mentalidade. Acreditavam que as doenças eram "punições divinas" e que a cura era um "presente dos deuses".
Verificado por especialistas. As mudanças que ocorreram na Grécia Antiga a partir do século V a.C foram a consolidação e ascensão da filosofia bem como uma série de guerras, a começar pelas Guerras Médicas no século V.
História Geral. Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.