Ibejis ou Erês de Iemanjá: Prainha, Sereiazinha, Mariazinha da Praia, Conchinha de Prata; Estrelinha de Prata, Marezinha, Estrelinha do Mar, etc. Ibejis ou Erês de Ewá: Não são muito comuns na Umbanda mas são cultuados em algumas casas como Bruminha; Olhinhos de Águia, Brizinha, Garoa, Neblininha, etc.
Você pode acender uma vela branca comum na cozinha, próximo ao fogão, pedindo ao seu Anjo da Guarda para iluminar seu espírito, guiando você na realização do Caruru de Cosme e Damião, atraindo proteção, prosperidade e desenvolvimento espiritual a sua vida e daqueles que degustarem seu prato.
Característica do Exu Mirim Com isso, ele coloca a vida do consulente ou do seu médium em ordem e equilíbrio e lhe dá força para evoluir em seu caminho. Exu Mirim tem grande função de desenrolar a nossa vida, levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe.
Exú Mirim e Pombagira Mirim são poderosas entidades da linha da esquerda na Umbanda; sendo grandes aliados para limpezas, neutralização de energias negativas e abertura de caminhos; principalmente naquelas situações em que a pessoa não vê saída para seu problema.
Os sinais de que uma pessoa tem Pombagira Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool. Também pode ocorrer um sintoma muito semelhante à excitação sexual, pois ela usa o chacra genésico (das glândulas sexuais) para se manifestar.