O conceito de Mini Hábitos é algo que vem sendo muito desenvolvido e praticado com o passar dos anos. E isso está dentro de nós, de uma maneira leve, e que muitas vezes acaba passando despercebida.
Pensar pequeno para trabalhar os mini-hábitos é muito importante. A princípio, se definir objetivos muito grandes, provavelmente você terá mais dificuldades em conseguir conquista-los.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
A ideia dos mini-hábitos surgiu a partir de uma vivência própria de Stephen Guise. O autor queria começar a praticar atividades físicas diariamente, por pelo menos 30 minutos. No entanto, por mais que tentasse, ele sempre falhava.
Outro pilar dos mini-hábitos são os “passos ridiculamente pequenos”. Dizemos ridiculamente pequenos porque se um passo parece ridículo para você, ele é perfeito, porque isso significa que você irá consegui-lo realizar diariamente e manter a constância.
Então, caso queira conhece-lo, vamos deixar o link dele aqui na descrição que está com um preço especial no momento em que estamos escrevendo este post, combinado?
Da mesma maneira, os mini-hábitos representam metas pequenas. Assim, a chance de falharmos é muito menor. E caso falhe por algum instante, é muito fácil e rápido recomeçar a qualquer momento.
E quando falamos de hábitos e de mudanças de vida, o mais importante é a constância, ou seja, fazer pouco todos os dias ao invés de fazer muito num dia e no outro não fazer nada. Isso porque o que garante sucesso é o que você faz diariamente não o que você faz “às vezes”.
Os mini-hábitos podem ser aplicados para qualquer hábito que você deseja desenvolver.
Esse termo surgiu da necessidade que Stephen sentiu, quando decidiu criar o seguinte hábito: ele queria praticar alguma atividade física pelo menos 30 minutos do seu dia.
E o que isso quer dizer a nós? Isso reflete exatamente ao nome do livro dele, pois com a implementação de hábitos menores você é capaz de atingir resultados maiores, e alcançar seus objetivos!
Se quiser ler mais, ao invés de tentar ler um livro por semana, um mini-hábito faz com que você leia 2 ou 3 páginas por dia, por exemplo. E conforme for conseguindo cumprir suas metas, é possível ir aumentando gradativamente esse exercício.
O destaque do seu dia é aquela tarefa mais importante que você deve fazer no seu dia. Muitas pessoas passam horas trabalhando e atendendo a compromissos que não têm tempo para realizar aquela coisa realmente importante que deveriam ter realizado.
Muitas pessoas encontram dificuldades quando tentam promover mudanças duradouras. Isso acontece porque estamos utilizando a estratégia errada; ao invés de aprender a lutar de acordo com o cérebro, estamos travando uma luta contra ele.
Finalmente, em terceiro lugar, teremos sucesso constante, já que os mini-hábitos são pequenos demais para darem errado. Logo, você não terá que lidar com o sentimento de culpa e frustração que acompanham um fracasso.
A Pós-Graduação Anhanguera conta com centenas de cursos nas mais diversas áreas de atuação para você ir mais longe. Confira as opções de Curso de Pós Graduação e encontre o seu.
Stephen falava que ele sempre tentava, tentava de diversas maneiras, mas sempre falhava! Até que em um certo dia ele resolveu lidar com isso de uma forma diferente, ele dividiu esses 30 minutos em mini atividades para serem realizadas.
Além disso, com estes mini-hábitos, você irá aprender a ter disciplina e irá ver pequenas mudanças em outras áreas da sua vida, como saúde, disposição, produtividade, criatividade, etc. Arranjar um tempo para realizar estes mini-hábitos é muito melhor do que ver a vida de outras pessoas evoluir enquanto a sua fica na estaca zero.
Muitas vezes quando separamos alguma meta ou objetivos que desejamos alcançar, nos deparamos com o próximo passo que tradicionalmente seria definir ações para serem tomadas a fim de realizar esse desejo, ou cumprir a meta.