Ester era judia e, portanto, estrangeira na terra de Susã, que pertencia à Pérsia, o maior de todos os reinos do mundo. ... Os judeus eram inclusive perseguidos por terem sua própria cultura e servir a um único Deus. Além disso, Ester era órfã de pai e mãe, tendo sido criada por um primo solteiro.
Ester 4:16 – “Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei.
O que podemos aprender com Ester? -Confiar em Deus, Ester arriscou sua vida para obedecer a Deus e Ele cuidou dela. -Ter coragem- Ester estava segura, ninguém conhecia sua identidade e ela não seria afetada pelo extermínio, mas ela arriscou tudo para fazer o que era certo.
Ester Salva os Judeus | Histórias da Bíblia.
Ester consegue avisar Assuero sobre veneno em vinho e salva a vida do rei. Assuero e Ester trocam juras de amor e prometem ficar juntos para sempre. Hamã oferece quantia alta de moedas para Bigtã e Teres em troca dos eunucos provocarem a morte do Rei Assuero. Ester é coroada a rainha da Pérsia ao lado do Rei Assuero.
O que ela fez? Ester usou a influência que tinha como rainha para impedir o extermínio do seu povo. Ela descobriu que havia sido emitido um decreto oficial que especificava um dia em que todos os judeus que viviam no Império Persa seriam mortos. Esse plano perverso foi ideia de Hamã, que servia como primeiro ministro.
Ester é a escolhida, tornando-se esposa de Assuero. Quando o ministro Hamã decide exterminar os judeus do reino, Ester está em uma condição privilegiada para pedir ao rei que anule o decreto de seu ministro. Imagine que você é uma órfã que está sendo criada por seu primo. ... Essa era a vida da rainha Ester.
Ester era uma moça judia criada por Mordecai, e que se torna rainha ao se casar com o rei Assuero. ... Ele tramou contra eles e chegou a manipular o rei para que decretasse que fossem mortos todos que adoram no mesmo Deus que Mordecai.
Hamã quiss exterminar o povo judeu e tentou manipular o rei para conseguir isso, porque alimentava um desejo de matar todos os judeus que haviam ficado cativos na Babilônia. ... Por sua vez a rainha Ester era uma moça judia que havia sido criada por Mordecai.
Um rei amalequita mencionado por Balaão em Nm 24:7 que viveu na tempo do Êxodo.
Contou que era judia e que uma recompensa estava prometida a todo aquele que matasse alguém do seu povo. Através da sua atitude sábia e corajosa, Ester salvou não apenas a própria vida e a de Mardoqueu, mas também a de todo povo judeu.
Hamã elogia a rainha e agradece pela honra do banquete, curioso para saber qual é o pedido de Ester a Assuero. ... Ester realiza o segundo banquete para Assuero e Hamã e finalmente revela ao rei o seu pedido. Ester conta a Assuero que o decreto feito por Hamã e ordenado pelo imperador manda exterminar todos os judeus.
A pedido de Ester, foi concedido mais um dia para que os judeus perseguissem e matassem os seus inimigos. Assim, nos dias 13 e 14 do mês de Adar, foram mortos, só em Susa, 800 homens e enforcados os dez filhos de Hamã.
Hamã – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Purim é celebrado, anualmente, no 14º dia do mês de Adar, que é o décimo segundo mês (nalguns anos, também o décimo terceiro mês) do mês hebraico, que é o dia seguinte à vitória dos judeus sobre os seus inimigos (ocorrido no 13º dia do mês hebraico de Adar, que foi o dia escolhido, por Haman, para a destruição de todos ...
Celebração que comemora a salvação do povo judeu do plano de extermínio de Hamã na Pérsia antiga, Purim é uma das datas mais importantes do calendário judaico e este ano será celebrado do pôr do sol do dia 25 até o anoitecer do dia 26 de fevereiro.
Abib/Nisan, é o nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso e sétimo mês do calendário civil, se inicia com a primeira Lua nova da época da cevada madura em Israel. ... é o primeiro mês da primavera (primavera em hebraico, Aviv, Abibe), Este mês marca o início da primavera no hemisfério norte.
Hamantaschen. Hamantaschen are a traditional cookie that is eaten during the Jewish festival of Purim, which is coming up this weekend.
aprenda a fazer o oznei haman, tradicional doce da festa de purim, a representação da orelha de haman ... o costume é comê-la para simbolizar a vitória do nosso povo ... a história de purim está no livro bíblico de esther. e conta como o povo judeu foi milagrosamente salvo das mãos de vilões e anti-semitas.
Nissan (no hebraico נִיסָן, do acadiano nisānu, do sumério nisag "primeiros frutos") é o primeiro mês de 30 dias do calendário judaico religioso (sétimo mês do calendário civil), que se inicia com a primeira lua nova da época da cevada madura em Israel.
Origem do calendário judaico Criado há mais de 3 mil anos, o calendário judaico tem sua origem em histórias religiosas. Segundo a crença judaica, a lua nova do mês Nissan (correspondente a março/abril) teria sido apontada por Deus a Moisés pouco tempo antes da saída dos escravos hebreus do Egito.
Nisan 14 em si era regularmente, ainda que de forma confusa, também chamado de Pessach. Tecnicamente, ele é o dia da preparação para o festival de sete dias do "pão sem fermento", que começa em Nisan 15, hoje em dia também chamado de Pessach.
Por que? Sete dias antes da Páscoa, a Igreja celebra o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E 40 dias antes do início da Semana Santa — período chamado de Quaresma — é a Terça-feira de Carnaval. Neste ano, em 25 de fevereiro.
Por exemplo, a terça-feira do Carnaval ocorre 46 ou 47 dias (se o ano for bissexto, como neste ano) antes do domingo de Páscoa. A Quaresma, marca os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos. Já o domingo de Pentecostes acontece 49 dias depois da Páscoa.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nissan.
Em geral, a data pode variar entre os dias 22 de março e 25 de abril, o que também intefere em outros feriados ligados à religião cristã. O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa, e a Sexta-Feira da Paixão apenas dois. Já Corpus Christi é realizado 60 dias depois da Páscoa.
Domingo de RAMOS é o que antecede o domingo da Páscoa, a QUARESMA são os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos, a quinta-feira da ASCENSÃO ocorre 39 dias após a Páscoa e o domingo de PENTECOSTES vem 10 dias depois da Ascensão.
De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-Feira Santa. Portanto, em 2021, o período se começa em 17 de fevereiro e chega ao fim em 03 de abril.
Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Por que 40 dias? O número remete a numerosos episódios bíblicos: os 40 dias do dilúvio, os 40 anos em que o povo judeu vagou pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Sinai, e Elias na montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua a vida pública etc..