Bioquímica da vida - Conheça as principais substâncias que compõem os seres vivos
Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e minerais) e orgânicos (ácidos nucléicos, carboidratos, lípides e proteínas). Deste total, 75 a 85% corresponde a água, 2 a 3% sais inorgânicos e o restante são compostos orgânicos, que representam as moléculas da vida.
a composição básica de toda célula é a presença de membrana plasmática,citoplasma,material genetico e ribossomos.
Entre os elementos químicos presentes na célula, os mais abundantes são o carbono, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio. Esses e outros elementos presentes em menor quantidade fazem parte dos compostos inorgânicos e orgânicos que são utilizados pela célula.
1) Todos os seres vivos desse Planeta são feitos de basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade. 2) Esses átomos formam unidades monoméricas que quando polimerizadas, formam unidades maiores chamadas monômeros.
A célula típica é composta das seguintes partes: Núcleo Celular: envolvido pela membrana nuclear, o núcleo contém o material genético das células (DNA). Citoplasma: o citoplasma carrega o conteúdo celular donde cada organela possui uma função vital.
As células do corpo humano são estruturas complexas que mantêm informações metabólicas e genéticas necessárias para o pleno funcionamento do organismo. Definidas como as menores unidades funcionais, atuam em conjunto, mas cada uma possui papel específico na produção de energia, nutrição e reprodução.
As células do corpo humano podem ser procariontes ou eucariontes. As procariontes têm como principal característica a ausência da membrana carioteca, além da ausência de alguns organelos e do tamanho, que é pequeno por não conter compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.
Os tipos de células existentes são classificados basicamente em dois grandes grupos de acordo com a estrutura celular e funcionamento: eucariontes e procariontes.
Quando analisamos o corpo humano, verificamos que ele é formado por células, as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Células semelhantes, reunidas em grupos e que desempenham uma determinada função em comum formam os tecidos. As células musculares, por exemplo, formam o tecido muscular.
Por exemplo, um zigoto humano pode dar origem a todos os tipos de células do corpo humano, assim como das células que compõem a placenta. Usando o termo técnico da citologia, o zigoto é totipotente porque tem essa capacidade de originar todos os tipos de células do corpo e da placenta.
A parte mais importante do sistema nervoso é o cérebro.