No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...
Pensar sujeitos da EJA é trabalhar com e na diversidade. ... Entre tensões, entre modos distintos de construir identidades sociais e étnico-raciais e cidadania, os sujeitos da diversidade tentam dialogar entre si, ou pelo menos buscam negociar, a partir de suas diferenças, propostas políticas.
Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada. O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres.
6 dicas de projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos
6 dicas para incentivar os alunos a estudar
Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno no ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por isso, o professor desta modalidade de ensino deve, também, ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno.
O educador precisa ter consciência de que o público da EJA é formado por pessoas diferentes com um leque de necessidades e dificuldades também distintas. ... Na prática pedagógica, a empatia deve se estabelecer na relação educador e educando e representa um fator importante para o sucesso da aprendizagem.
5 dicas para manter a motivação dos alunos em aulas online
Para aplicar as metodologias ativas no ensino remoto, é necessária a utilização de tecnologia educacional e recursos digitais, como materiais virtuais, videoaulas, realidade aumentada, portais com conteúdos escolares, aplicativos e multimídias em geral.
A maioria sente que está atrasada nos estudos (53%) e considera as aulas online medíocres ou ruins (55%) 78% dos usuários querem voltar logo às aulas presenciais. 67% dizem que as orientações do professor são o que mais sentem falta quando estudam por conta própria. 65% dos alunos não terão as férias de julho.
Como motivar professores desmotivados?
Os fatores intrínsecos da atividade docente são, so- bretudo, os que mais influenciam na escolha desta profissão, como por exemplo, o gostar de ensinar e de contribuir com o desenvolvimento dos alunos (Jesus, 1996). Para isso, é fundamental o exercício da reflexão autocrítica e a consciên- cia das próprias atitudes.
“A pandemia pressionou o sistema educativo a mudar as formas de avaliação e as formas de entregar os conteúdos. O professor precisa fazer mais do que entregar conceitos. Temos que focar nas atividades. A avaliação formativa é a chave”, disse ela.
O fator mais motivante, identificado em pesquisas, é a participação e a aprendizagem do aluno, que depende da ação docente. Um motiva o outro. O professor, com seu planejamento, interesse, dedicação e amor, é capaz de mudar a vida de um estudante.
Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.
O mercado espera que o profissional tenha habilidades, como saber lidar com pessoas, o que significa basicamente aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros, e saber manipular informações, saber ler e comunicar suas ideias. ... Saber adaptar-se às situações é imprescindível, já que as mudanças são muito rápidas.
Confira a lista:
Oratória para professores: 6 dicas para falar bem