As três fases do puerpério, período vivido pela mãe logo após a gestação
Também conhecido como resguardo ou quarentena, o puerpério é um processo após o nascimento do bebê, fase de readaptação para o corpo feminino que tem início logo após o parto e dura em média até a 8ª semana.
O puerpério é popularmente conhecido como a quarentena ou resguardo, que são os 45 dias após o nascimento do bebê....Puerpério em fases
6 dicas para vivenciar o puerpério da melhor maneira possível
Ao final, o chamado puerpério remoto é o período que se estende até a mulher retomar o ciclo normal das funções reprodutivas. A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido.
Entre 50% e 70% das mulheres apresentam a tristeza pós-parto, que dura cerca de duas semanas. A mãe se sente frágil, emociona-se facilmente, tem alterações de humor, sente falta de confiança em si própria e pode se sentir incapaz de cuidar do bebê, da casa e da família.
Irritabilidade, tristeza, choro fácil, cansaço ou insegurança são alguns dos principais sintomas de melancolia pós-parto, uma disforia puerperal bastante comum, que se estima que afete cerca de 80% das mulheres no período pós-parto.
Tristeza puerperal, tristeza pós-parto ou disforia puerperal, também denominada baby blues, é uma condição emocional normal e transitória que afeta 80–90% das mulheres imediatamente após o parto.
O seu corpo nas primeiras semana pós-parto
- Evite ao máximo levantar ou carregar peso. Este lembrete vai principalmente se você, como eu, já tem um filho mais velho quando o novo chegou. - Dirigir: é preciso esperar 30 dias para voltar a dirigir, pois é possível que prejudique a cicatriz da cesárea ou do períneo em caso de laceração ou episiotomia.
É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína "Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê.
Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir antes de 3 meses após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.
Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços.
Outro fato muito importante esclarecer é sobre a alimentação, no pós-parto a mulher deve sim tomar mais cuidado com os alimentos que consome, não só por sua recuperação e cicatrização em caso de cesárea ou pontos da epísio, mas sim porque todo alimento ingerido será passado pelo leite para o bebê.
O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.
A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.
O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.
Após a cirurgia são necessários dez dias de repouso. É importante que a mulher não tenha relações sexuais por cerca de uma semana, e seja utilizada camisinha por aproximadamente um mês, em todas as relações. A menstruação e suas atividades hormonais raramente são afetadas.
A ligadura de trompas não interfere no peso da mulher ou nos seus hormônios.
Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular. Apesar de a laqueadura visar a esterilização definitiva da mulher, em alguns casos isto pode não ocorrer, mas é raro. Além disso, um grande risco é a mulher se arrepender depois, quando decidir querer ter mais filhos.
Na maioria das vezes, a mulher pode fazer a laqueadura após a cesárea, evitando ter que fazer uma nova cirurgia. A laqueadura é considerada um procedimento seguro, no entanto assim como outras cirurgias pode ter riscos, como hemorragia, infecção ou lesões em outros órgãos internos, por exemplo.
Laqueadura: prós e contras O médico lembra que a laqueadura impede a gravidez, mas não tem nenhum efeito protetor sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Este aspecto negativo do procedimento faz com que ele seja indicado somente a mulheres que estejam em relacionamento estável e duradouro.