Entre essas danças típicas estão: siriri, caranguejo, catira, engenho de maromba, engenho Novo, cirandinha ou sarandi revirão, quadrilha, cururu, chupim, xote, polcas e chamamé, além de manifestações sobre lendas da região, festas religiosas, a brincadeira do “toro candil” e as fronteiriças, como a anderuay e a chovena ...
As danças de fronteira, principalmente as polcas, os chamamés e as guarânias, eram danças dos salões da nobreza na Espanha e foram trazidas para essa região que era território espanhol até o tratado de Madri [1750]”, explicam as professoras.
Samba
Samba
samba
Olá! As danças folclóricas caracterizam-se principalmente por seu teor social - geralmente são executadas em grupo, e mesmo aquelas que podem ser executadas individualmente, como o frevo, se encontram dentro de algum contexto de socialização.
Com traços camponeses, as danças gaúchas têm como características principais o sapateado forte e movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.
Expressão, comunicação e manifestação coletiva.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
O ritmo na dança funciona, entre outras coisas, na utilização da memorização de seqüências de passos, concretização da intensidade do movimento e alimentação do poder de concentração. Estabelecendo um acentuado grau de economia de energia, imprimindo um caráter dinâmico aos esforços.
São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.