EQST

Quais As Caractersticas Da Crosta Ocenica?

Quais as características da crosta oceânica?

Crosta Oceânica É a mais jovem as camadas da Terra. A sua espessura não ultrapassa 20 quilômetros em direção ao núcleo, sendo formada, principalmente por basalto.

Quais as características da crosta continental?

A crusta continental ou crosta continental é a camada de rochas graníticas, sedimentares e metamórficas que forma os continentes e as zonas de baixa profundidade junto às suas costas, conhecidas como plataformas continentais. É menos densa que o material do manto e assim "flutua" sobre este.

Onde se forma a nova crosta oceânica?

A crusta oceânica existe nos fundos de todas as bacias oceânicas, preenchendo os espaços entre as porções de crusta continental. ... Tal obriga a que nova placa oceânica seja constantemente formada para acomodar o deslocamento dos continentes e substituir a placa que é destruída por subducção.

Quais são as placas tectônicas?

As principais placas tectônicas são: Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa de Nazca, Placa do Caribe, Placa dos Cocos, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártida, Placa Euro-asiática, Placa da Arábia, Placa do Irã, Placa das Filipinas e Placa Indo-australiana.

Quais são os tipos de placas tectônicas Brainly?

Resposta. Resposta: Existem três tipos principais de limites entre as placas tectónicas: convergentes, divergentes e transformantes.

Quais continentes e oceanos estão localizados sobre cada placa?

Engloba a Austrália, Nova Zelândia, Oceano Índico e parte do Oceano Pacífico. Várias ilhas são formadas na região em virtude do encontro com a placa das Filipinas. Placa Euroasiática Ocidental – Nela, estão localizados o continente europeu e o oeste da Ásia. Sua extensão é de 60 milhões de quilômetros quadrados.

Quais são as placas que podem ser observadas no mapa?

As principais placas tectônicas são: Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa de Nazca, Placa do Caribe, Placa dos Cocos, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártida, Placa Euro-asiática, Placa da Arábia, Placa do Irã, Placa das Filipinas e Placa Indo-australiana.

O que são as placas tectônicas Brainly?

Resposta. As placas tectônicas são blocos que integram a parte sólida da litosfera, essas placas estão em constante movimentação. De acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ouplacas tectônicas.

Em quais placas litosféricas A?

Deslizamento: Placa Antártica, Placa Africana, Placa Africana, Placa Norte-Americana e Placa Euro-Asiática.

Quais os movimentos das placas litosféricas?

Os movimentos das placas tectônicas

  • Movimento de convergência.
  • Movimento de afastamento.
  • Movimento de colisão e soerguimento.
  • Movimento de deslizamento.

O que causa abalo sísmico?

Causas dos terremotos Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.

O que provoca um sismo?

Os sismos acontecem porque a camada mais externa da Terra, a litosfera, formada pelos primeiros 100 km de profundidade, é rígida e quebrada em diversos pedaços (placas tectônicas) que não estão parados, mas se movimentando uns em relação aos outros, como se fossem imensas lajotas que, volta e meia, tentam se encaixar.

Quais são os tipos de abalos sísmicos?

Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. ... A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra.

Quais os danos que o terremoto pode causar?

Os terremotos de grande intensidade costumam causar danos materiais e até a perda de muitas vidas humanas. ... Os terremotos submarinos podem causar a formação de maremotos (tsunamis) especialmente em áreas de colisão entre placas tectônicas.

Quais são as consequências de um tsunami?

A consequência dos maremotos são ondas gigantescas, como os tsunamis, formadas por meio da movimentação intensa das águas após um abalo sísmico (terremotos ou tremores de terra). Essas ondas podem propagar-se no sentido do litoral, causando grandes destruições.

Quando um tremor é considerado terremoto?

Magnitude menor que 2: tremores captados apenas por sismógrafos; ... Magnitude entre 7 e 8: danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo; Magnitude entre 8 e 9: destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções; Magnitude maior que 9: destruição total com ondulações visíveis.