O ciclo menstrual é dividido em 3 etapas: fase folicular, ovulatória e lútea.
Fase Proliferativa: Quando o endométrio está com a menor espessura, totalmente descamado. Essa fase coincide com o fim da menstruação e é o momento em que o estrogênio libera células que aumentam sua espessura.
Durante essa fase, o endométrio se prepara ou para ajudar na gravidez ou para se desfazer para a menstruação. Altos níveis de progesterona fazem com que o endométrio pare de se espessar e comece a se preparar para uma potencial fixação do óvulo fecundado.
Durante o ciclo menstrual, o endométrio sofre modificações ocasionadas pela ação dos hormônios estrógeno e progesterona. Apesar de ser um processo contínuo, é possível perceber a presença de três fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.
Como sintomas, a paciente pode apresentar: corrimento vaginal, sangramento entre os ciclos menstruais (escapes), dores no abdome e cólicas, dor na região pélvica, secura vaginal, ondas de calor, dores durante as relações intimas e aumento do tamanho do útero.
Para engrossar o endométrio é necessário realizar um tratamento com medicamentos hormonais, como estradiol e progesterona, para estimular o crescimento do endométrio.