EQST

Possvel O Ajuizamento Simultneo De Recurso Especial E Extraordinrio Contra O Mesmo Acrdo?

É possível o ajuizamento simultâneo de recurso especial e extraordinário contra o mesmo acórdão?

4. O caput do art. 1032 , do CPC , não autoriza a conversão, em recurso extraordinário, de recurso especial que invoque violação a legislação federal e a matéria constitucional ao mesmo tempo, situação que exige a interposição simultânea de ambos.

Qual o prazo para interposição do recurso especial?

15 dias

Quais são os requisitos do recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Como fazer o prequestionamento No recurso especial?

Tal prequestionamento trata de quando a parte levanta questão federal ou constitucional no apelo, porém o Tribunal local não se manifesta a respeito de tal tese, para que ocorra o prequestionamento basta opor embargos de declaração, ainda que o Tribunal diga que não a omissão a ser sanado, o STF entende que a parte ...

Em que sentido e em que medida os embargos de declaração podem influir No Prequestionamento?

O Código de Processo Civil de 2015 dispõe em seu artigo 1025 a respeito do requisito, no sentido de que ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, a matéria suscitada será considerada prequestionada, se o tribunal entender que existe erro, omissão, contradição ou obscuridade.

Como demonstrar a divergência jurisprudencial?

A realização do cotejo analítico é a demonstração, por escrito, nas razões do recurso especial, da comparação efetiva entre os casos julgados pelos acórdãos dos quais o recorrente faz uso para demonstrar a divergência jurisprudencial, ou seja, a comparação entre o acórdão recorrido (contra o qual se interpõe o recurso ...

O que é dissídio jurisprudencial como deve ser demonstrado?

O Dissídio jurisprudencial ocorre quando o Tribunal local der à lei federal interpretação divergente da que lhe haja dado “outro tribunal”. É a hipótese de recurso especial mais utilizada na prática e a que mais facilmente permite o conhecimento do recurso.

O que significa dissídio pretoriano?

O dissenso pretoriano, que impõe o conhecimento do especial, só se configura quando há divergência de teses jurídicas, isto é, quando se interpreta, de forma dissonante, o mesmo preceito de lei federal.

O que significa divergência jurisprudencial?

DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL. AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO DISPOSITIVO LEGAL QUE, EM TESE, TERIA RECEBIDO INTERPRETAÇÃO DIVERGENTE DAQUELA FIRMADA POR OUTROS TRIBUNAIS. ... CONTROVÉRSIA RESOLVIDA, PELO TRIBUNAL DE ORIGEM, À LUZ DA INTERPRETAÇÃO DADA À LEGISLAÇÃO LOCAL.