Netuno e Urano, como Saturno e Júpiter, são feitos de gás. Essa condição cria uma atmosfera extremamente densa e quente nesses planetas, gerando as condições ideais para comprimir o carbono em diamante. A atmosfera desses dois gigantes é feita, basicamente, de hidrogênio e hélio, com uma pequena quantidade de metano.
As luas irregulares seguem órbitas mais distantes de Netuno, com uma alta excentricidade e inclinação; a única exceção é Tritão, que orbita perto do planeta com uma órbita quase circular, porém retrógrada.
Tritão é bastante diferente das luas dos outros planetas, já que orbita no sentido oposto à rotação de Netuno na chamada "órbita retrógrada".
Letra C - Jápeto, pois é o único que não é uma lua de netuno. Explicação: -Despina (NV Despina) é a terceira lua de Netuno, descoberto em 1989 pela Voyager 2. -Larissa, também conhecido como Netuno VII, é o quinto satélite natural mais próximo do planeta Netuno.
Caronte
Último planeta do sistema solar, tendo o Sol como referência, Netuno possui diâmetro de 49.
As Luas de Netuno As 13 luas de Netuno são nomeadas após vários deuses do mar e ninfas na mitologia grega. Uma última foi descoberta em 2013 pelas observações da sonda Voyager 2 e ainda é aguardado o reconhecimento. Esse corpo celeste orbita em um dos anéis de Netuno.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
Terceiro planeta a partir do Sol, a Terra está localizada entre Vênus e Marte. Seu diâmetro é de 12.
Resposta. Resposta: Basicamente, conhecemos e classificamos os planetas conhecidos de nosso sistema solar, subdividindo-os em: Planetas interiores, menores, terrestres ou telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), caracterizados pelas pequenas dimensões, grandes densidades e poucas ou nenhuma lua.
Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais.
Classificações
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... Os quatro primeiros planetas em ordem de afastamento do Sol são rochosos. Mercúrio, o mais próximo, é o oitavo em tamanho do sistema solar.
De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol.
Há quem simplifique e os divida em “interiores” (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) e “exteriores” (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e há quem os divida em subcategorias: Luminares, Pessoais, Sociais e Geracionais. Os planetas luminares possuem esse nome, porque se achava que ambos possuíam luz própria.
Há várias maneiras de classificar cometas. Basicamente os cometas podem ser divididos em dois grandes grupos principais, os cometas de Curto ou Pequeno Período e os cometas de Longo Período.