Tem mais depois da publicidade ;) Sabemos que as células animais e vegetais apresentam em comum o fato de ambas serem células do tipo eucarionte. Isso significa que essas células apresentam o material genético envolvido por um envoltório nuclear, ou seja, são células que apresentam um núcleo definido.
As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.
Ao contrário das células eucariontes, o citoplasma nas células procariontes é composto pelo citosol, mas não contém membrana celular. Essas células são mais comuns em bactérias e arqueas. Elas não possuem núcleo delimitado, uma vez que o material genético (DNA) se localiza no citosol.
As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. ... São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa.
Uma célula eucarionte com suas principais partes: membrana plasmática, citoplasma e material genético contido no núcleo. Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo.
A célula eucarionte apresenta núcleo, sendo essa a principal característica usada para diferenciá-la de uma célula procarionte. Essas últimas, além de não apresentarem núcleo verdadeiro, são desprovidas de organelas.
Introdução à Biologia/Célula/Estrutura e organização da célula/Núcleo