A cidade do Recife, capital do Pernambuco, é também conhecida como a Veneza brasileira, por causa de sua paisagem cortada por rios, canais e dezenas de pontes que ligam um bairro ao outro.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde dezembro de 1963 a temperatura mínima absoluta registrada em Garanhuns foi de 9 °C em 22 de julho de 1999 e a maior atingiu 35,3 °C em 5 de setembro de 1993.
21 de julho
O maior acúmulo registrado na semana foi em Scoresbysund, na Groenlândia, onde choveu 255 milímetros em 24 horas. Em Santa Catarina, a chuva não deu trégua por 151 horas.
A temperatura mais alta já registrada no mundo aconteceu no Vale da Morte, um deserto localizado no leste da Califórnia, nos Estados Unidos. Por lá, a temperatura atmosférica mais alta chegou a 56°C. O Vale da Morte tem 225 km e está no deserto de Mojave, no limite entre Califórnia e o Nevada.
A busca pela maior temperatura suportada pelo corpo humano se iniciou no século XVIII, por meio do médico inglês Charles Blagden, e de uma forma não muito comum: Sr. Blagen resolveu entrar num cômodo aquecido a 105°C, tendo conseguido permanecer no local por 15 minutos.
Resposta: A menor temperatura ocorre próximo ao nascer do sol e a mais alta no começo ou no meio da tarde.
O motivo pelo qual a temperatura ainda se mantém acima deste ponto de zero absoluto é a constante presença de algo chamado radiação cósmica de fundo em micro-ondas, uma energia originada no "Big Bang" e que preenche todo o cosmo. Por isso, em quase todo o universo, -270 é a temperatura mais baixa possível.
Resposta. Temperatura máxima e quando o grau aumenta ficando mais quente e temperatura mínima é quando o grau diminui ficando mais frio. Isso é temperatura máxima e mínima.
Recentemente, testes menos perigosos foram realizados e foi descoberto que a temperatura exata que um ser humano pode suportar é de 127°C por 20 minutos antes que o corpo aqueça a ponto de sofrer danos. Para menos, um ser humano bem agasalhado consegue suportar uma temperatura de -29°C sem vento.
E essa energia sai do calor da pele, que dá uma esfriada. Desse jeito, o corpo consegue manter os órgãos na saudável faixa dos 37 °C. A morte por insolação, aliás, chega quando a temperatura lá dentro passa dos 42 °C. E ela pode vir mais rápido quando a umidade do ar está alta.
Em média, uma temperatura considerada normal do corpo humano não passa dos 37°C.
O que pode causar hipotermia A causa mais comum de hipotermia é ficar muito tempo em um ambiente muito frio ou dentro de água gelada, no entanto, qualquer exposição prolongada ao frio pode resultar em hipotermia.
Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:
Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.